sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Ministro da Saúde pede apoio da sociedade paraibana para combater a dengue; Emas está entre cidades com maior incidência de casos

O governador Ricardo Coutinho (PSB) e o vice-governador Rômulo Gouveia (PSDB) recepcionaram o ministro, no Hangar do Estado, no Aeroporto Castro Pinto
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, veio à Paraíba na tarde desta sexta-feira (18) para o lançamento da Estratégia Nacional de Combate à Dengue  na Paraíba. O anúncio aconteceu no Auditório da Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes, com a presença do governador Ricardo Coutinho, do prefeito da Capital, Luciano Agra, e demais autoridades de Saúde do Estado. Durante o evento, Ricardo Coutinho anunciou o Dia Estadual de Combate a Dengue, que vai acontecer em 26 de fevereiro.
Alexandre Padilha lembrou a importância em contar com todas as instâncias da sociedade para uma mobilização contra a dengue. "Adotamos uma estratégia no início do ano que é de antecipar surtos da doença. A Paraíba está classificada como um Estado de alto risco. Não significa que esse seja o quadro atual, mas que podemos trabalhar juntos para evitar que uma epidemia aconteça. Não podemos deixar que a dengue chegue a estágio de epidemia, e as ações precisam começar antes que o número de infectados chegue a esse estágio. Agora é hora", enfatizou.
O ministro chamou a comunidade para participar dessas ações de combate e lembrou da necessidade da notificação de suspeitas e casos, além da organização da rede de atenção. Padilha se colocou à disposição para ajudar a solucionar os problemas que atingem o Estado. "Conte com seu amigo aqui e com todo o Governo Federal no intuito de  sanar todos essas dificuldades que o senhor está enfrentando", disse o ministro para o governador. João Pessoa foi a única cidade paraibana visitada pelo Ministro da Saúde.
De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado, os municípios com maior coeficiente de incidência da dengue eram: Poço José de Moura (509,8), Santa Cruz (404,6), Barra de Santa Rosa (346,7), Água Branca (302,7), Carrapateira (256,2), Montadas (210,7), Santa Teresinha (167,8), Serra Branca (163,8), São Sebastião do Umbuzeiro (157,9), Brejo dos Santos (152,7), Caturité (151,4), Santarém (145,7), Cacimba de Areia (138,7), Prata (123,2), Monteiro (119,0) e Emas (118,6).

Nenhum comentário: