sábado, 21 de janeiro de 2012

Mais de cem mulheres foram estupradas em 2011 na PB; Centro da Mulher 8 de Março registrou 44 assassinatos

Cento e quatro mulheres foram estupradas em 2011 na Paraíba. Os dados são do Centro da Mulher 8 de Março que também registrou no mesmo período 44 assassinatos, 63 tentativas de homicídios e 74 agressões. Do total de estupros, 23 foram em mulheres adultas, 45 em adolescentes e 36 em crianças.
“Se levarmos em consideração apenas os números que reflete, em parte, o alcance da imprensa em noticiar situações de violência contra a mulher, tivemos números menores em relação ao ano de 2010, uma vez que nos casos dos assassinatos no ano anterior foram 53 e 130 estupros, o que é um número absurdo. Contudo, sabemos que na realidade esses números são bem maiores, pois grande parte dos casos não chega ao conhecimento da imprensa nem do Estado”, avaliou Elaine Bezerra, Coordenadora de Relações Institucionais do Centro da Mulher 8 de Março.
De acordo com ela, os casos que são notificados pela segurança pública ainda não são disponibilizados para o público em geral. “Se pudéssemos, por exemplo, cruzar os nossos dados com a Secretaria de segurança, teríamos a possibilidade de monitorar melhor a questão da violência contra a mulher” comentou Elaine.
Segundo ela, no geral, os crimes contra as mulheres continuam sendo fruto da estrutura patriarcal e machista da sociedade que mantém a opressão de gênero, justificando a violência doméstica e sexual e culpabilizando as vítimas. “Os agressores são os homens que mantém ou mantiveram algum tipo de relação afetivo-amorosa com as vítimas e que cometem violência não só contra a sua companheira, mas também a familiares, como foi o caso recente que ocorreu em Santa Rita aonde o homem esfaqueou a mulher e a mãe dela”, avaliou.

Nenhum comentário: