terça-feira, 9 de abril de 2013

Prefitura de Conceição entregará 85 computadores a alunos da zona rural e adere ao Programa Cidades Digitais

O município de Conceição teve 10 de suas escolas municipais contempladas com Laptops Educacionais Moro S7 - FNDE, dentro do Programa de Inclusão Digital adquiridos por meio do Programa Nacional de Educação no Campo - PRONACAMPO, do Ministério da Educação, que visa promover a inclusão digital e o uso pedagógico da informática nas escolas do campo. Conquista esta fruto da adesão do prefeito Nilson Lacerda (PSDB) ao programa, que pretende conseguir outros aparelhos para destinar ao alunado municipal e professores, para isso, o secretário da Educação Fidelis Mangueira estará em Brasília, nos próximos dias 22 a 25, atrás de melhorias para o setor. 
Estes equipamentos serão entregues nos próximos meses aos alunos, que passarão por um minitreinamento de como usar o laptop, que tem acesso a internet e vários outros programas educacionais. Os alunos não poderão vender ou repassar o computador para outra pessoa, pois este deve ser usado no ambiente escolar e familiar. No ato da entrega os pais e o aluno assinarão um termo de responsabilidade pelo uso e cuidado do aparelho.
Outra importante notícia é que município aderiu ao Projeto Cidades Digitais do Ministério das Comunicações e com isso, nos próximos anos, contará com internet gratuita, via cabo, em alguns órgãos públicos da administração municipal, bem como, internet sem fio, em algumas praças da cidade. Os locais escolhidos pela atual gestão municipal, para instalação da internet gratuita, serão: o Centro Administrativo, a Secretaria da Saúde, a Secretaria da Ação Social, o prédio do PETI, o prédio da futura biblioteca pública municipal, o Centro Cultural Elba Ramalho, a Praça da Matriz e o Calçadão, no centro da cidade.
O secretário municipal da Educação, Fidelis Mangueira, acredita que em poucos anos quem tiver um noteboolk, um tablete ou telefone celular poderá acessar destes pontos a internet gratuitamente. Este projeto também possibilitará uma economia imensa para os cofres públicos, pois não será mais necessário gastar com internet. O secretário salienta que a contrapartida do município é oferecer os locais e infraestrutura básica para instalação dos equipamentos doados pelo Ministério das Comunicações.
Um das mais importantes iniciativas da atual gestão, nesta área, diz respeito a determinação do prefeito Nilson Lacerda (PSDB) em levar computadores para todas as escolas do município, durante seu governo, favorecendo assim a inclusão digital de professores e alunos. Atualmente, três escolas municipais da cidade e do Distrito de Mata Grande estão informatizadas, isto é, possuem pelos um computador na sala da direção, com internet e impressora, para uso da diretora, funcionários e professores. 
A Escola Raimunda Leite Sobrinha e a Escola do Lira já dispõe de laboratórios de informática, que estavam desativados e agora estão em pleno funcionamento, com aulas de informática para alunos e professores, com acesso à internet. A Prefeitura estuda a possibilidade de no curto espaço de tempo implantar uma sala de informática no Distrito de Mata Grande, para uso dos alunos e comunidade local. Este projeto também deve estender-se a outras escolas do município e para isso o prefeito e o secretário trabalham no sentido de conseguir recursos e parcerias para atender esse objetivo.
(com informações do site Conceição Verdade)

Nenhum comentário: