sexta-feira, 12 de abril de 2013

Câmara de Itaporanga aprova por unanimidade requerimento sugerindo a prefeitura equiparação salarial dos ACE com as dos ACS

No noite de ontem (11), durante sessão ordinária, a Câmara Municipal de Itaporanga numa demonstração de compromisso com a classe trabalhadora aprovou por unanimidade o Requerimento nº 39/2013, de autoria conjunta dos vereadores Isabelle Mendes e Ricardo Pinto, sugerindo ao Executivo Municipal que providencie a Equiparação Salarial dos Agente Comunitários de Combate às Endemias com a dos Agentes Comunitários de Saúde, que na semana passada teve seus vencimentos fixados para o valor de R$ 950,00 através de Projeto Lei, enviado pelo prefeito Audiberg Alves (PTB), e aprovado também por unanimidade pela Casa.
Para os autores do requerimento tornar injustiça não se equiparar os vencimentos dos ACE aos dos ACS, haja vista desempenharem funções similares. "Em muitos municípios, senão na maioria da Paraíba, os Agentes de Combate às Endemias recebem o mesmo vencimentos dos Agentes Comunitários de Saúde. Trata-se de uma iniciativa justa e que já era pra acontecer sem necessidade de ser requerida por esta Casa, mas uma questão de justiça e bom senso. São pessoas que trabalham diuturnamente, que vivem do seu suor, que raramente tem descanso...", destacou Ricardo Pinto.
O tucano exemplificou que no município de Alhandra os ACE recebem o piso, que é de R$ 950,00, e ainda um abano dado pela prefeitura: "É reconhecer o trabalho dessas pessoas. Uma propositura da mais alta importância. Não sei se o prefeito irá acatar, mas estamos aqui para lutar em prol do povo. Estamos fazendo a nossa parte. Até acredito que ele possa atender esse pedido, para que seja justo com esses trabalhadores", disse.
O vereador Jailson de Zeca (PMDB), da base de situação, pediu um aparte, durante a discussão da matéria e disse que por já ter trabalhado como ACE não tem nenhuma dúvida quanto a necessidade do requerimento ser atendido. "Quero parabenizar aos colegas Isabelle e Ricardo pela propositura, que é muito importante. Eu já trabalhei como Agente de Combate às Endemias e é louvável eles receberem um salário digno e adequado, porque eles trabalham com produtos tóxicos, com veneno, etc, então é injusto eles receberem abaixo de outras categorias...", poutou Jailson.
Após ser aprovada pela unanimidade da Casa a propositura seguirá para o Executivo Municipal tomar as medidas cabíveis.

Nenhum comentário: