segunda-feira, 18 de maio de 2020

Corpo do ex-governador Wilson Braga, que morreu aos 88 anos vítima de covid-19, é sepultado em João Pessoa; conheça a história de um dos grandes nomes da PB...

Morreu na noite deste domingo (17), o ex-governador da Paraíba, Wilson Braga, aos 88 anos, vítima de Coronavírus. O ex-governador estava internado desde o dia 1º de maio, no Hospital Nossa Senhora das Neves. No final da manhã do domingo (10), Wilson teve uma piora no seu estado de saúde e precisou ser entubado. 
No último dia 8, a esposa de Wilson, ex-deputada Lúcia Braga faleceu vítima do Coronavírus. Ela foi internada junto com o marido no mesmo dia (1º de maio), no mesmo hospital. Devido a causa da morte, o corpo de Wilson Braga deverá ser sepultado em cerimônia reservada a familiares e amigos próximos. O corpo do ex-governador foi sepultado, na manhã desta segunda-feira (18), no Parque das Acácias, em João Pessoa. 
O sepultamento (foto abaixo) ocorreu com presença de poucos familiares e amigos, todos respeitando o distanciamento e usando máscaras de proteção. De acordo com familiares, o corpo de Wilson foi sepultado ao lado do corpo da mulher Lúcia Braga. 
Divulgados os exames de Lúcia Braga e Wilson Braga para Covid-19Corpo do ex-governador Wilson Braga é sepultado em João Pessoa ...
Histórico

Natural de Conceição, no Vale do Piancó, Wilson Leite Braga era advogado, empresário e político brasileiro. Exerceu os cargos de Deputado Estadual, Deputado Federal, Governador da Paraíba, Vereador e Prefeito de João Pessoa. Passou por várias agremiações partidárias, ARENA, PDS, PFL, PSDB, PMDB, PSB, PDT e PSD.
Antes de entrar na carreira política, foi líder estudantil na década de 50 com destaque na Casa do Estudante em João Pessoa e representante da UNE na Paraíba quando cursava Direito na Faculdade de Direito da Paraíba - atual UFPB. No ramo empresarial, Wilson Braga detinha o controle de emissoras de rádios no estado, como a Rádio Sanhauá de João Pessoa, Rádio Cidade FM de Piancó e Rádio Educadora de Conceição.
Também foi deputado estadual por dois mandatos  (1955-1967 e 2011-2015), deputado federal por quatro mandatos (1967-1982, 1995-1999, 1999-2003 e 2007-2011), vereador de João Pessoa entre os anos de 1993 1994 e prefeito de João Pessoa entre 1989 e 1990.
Wilson foi casado com a ex-deputada Lúcia Braga, com quem teve 3 filhos, Marcelo (falecido), Patrícia (falecida) e Marianna. Tem como irmãos a ex-deputada estadual e ex-prefeita de Conceição Vani Braga, o médico e ex-prefeito de Conceição Walter Leite Braga, e Nice Leite Braga Pegado, que é mãe do ex-prefeito Alexandre Braga.
Governos da Paraíba: História: cenas da campanha eleitoral de 1982 ... 
Campanha eleitoral 1982 na Paraíba: Wilson Braga, presidente general João Figueiredo, governador Clovis Bezerra, dentre outros personagens
Presidente João Figueiredo concede audiência ao governador da ... JOSÉ ANTONIO DE ALBUQUERQUE] Wilson Braga e o aeroporto de ...
Wilson Braga foi governador da Paraíba entre 1983 e 1985. Ele foi eleito em 1982, em plena Ditadura Militar, filiado ao extinto PDS. Renuncia ao governo em 14 de maio de 1986, junto com seu vice José Carlos da Silva Júnior (magnata dono do São Braz, TV Cabo Branco, TV Paraíba, concessionárias, etc), para concorrer ao Senado Federal, sendo substituído por Milton Bezerra Cabral (eleito governador biônico). Apesar do favoritismo, seu esquema sofre fragorosa derrota, já que os eleitos ao Senado foram Antônio Mariz e Humberto Lucena, além de Tarcísio Burity eleito governador (ambos do PMDB) derrotando Marcondes Gadelha, que era apoio por Braga.
Sem mandato e então filiado ao PFL, Wilson Braga tenta chegar a prefeitura de João Pessoa em 1988 aonde é candidato, se elegendo assim prefeito da capital paraibana. Ele 1990, ele renuncia ao cargo, deixando no lugar Carlos Mangueira, e decide disputar novamente o governo. Favorito inicialmente nas pesquisa, acaba derrotado pelo então prefeito de Campina Grande, Ronaldo Cunha Lima. Para não ficar sem mandato durante esse período, Braga candidata-se a vereador de João Pessoa em 1992 sendo o mais votado com 6.068 votos.
Governos da Paraíba: Fotos do Governos Pedro Gondim, Ivan Bichara ... No Palácio da Redenção, o presidente Figueiredo acompanha show do ...

Nenhum comentário: