O canal Acauã-Araçagi tem por objetivo ser uma ação complementar da transposição leste do Rio São Francisco, sendo um canal de 130,4 km que levará água do São Francisco a municípios do Agreste, Zona da Mata, Brejo e Litoral Norte. O canal tem início em Itatuba e está previsto para ser finalizado em um açude, que será construído entre no Rio Camaratuba, entre os municípios de Curral de Cima, Jacaraú e Mamanguape, Litoral Norte do estado.
Até o momento, apenas o primeiro lote da chamada ‘Vertente Litorânea’ foi entregue. Ele beneficia diretamente cidades como Mogeiro, Itatuba, Itabaiana, Ingá, Salgado de São Félix e o Rio Gurinhém. O segundo lote está em execução e deverá levar água até a barragem de Araçagi, na região do Brejo do estado. A previsão é que ele seja entregue ainda este ano.
Após a água chegar ao reservatório em no Brejo da Paraíba, o terceiro e último lote seguirá até o novo açude que será construído no Rio Camaratuba. A obra tem valor total de mais de R$ 1,4 bilhão e promete ser a solução para a falta d’água em quase 40 cidades paraibanas, chegando a mais de 600 mil beneficiados. Os recursos são oriundos do Governo Federal (R$ 1,2 bilhão) e Governo do Estado (R$ 155 milhões).
Ramal do Piancó
Para o Ramal do Piancó, obra também será ligada à transposição do Rio São Francisco, foram destinados R$ 4.437.631 (mais de R$ 4,4 milhões). A obra também é conhecida como ‘terceiro eixo da transposição’ e – quando concluída – deverá garantir abastecimento em ao menos 36 municípios, espalhados pela Paraíba e pelo Rio Grande do Norte.
Apenas na Paraíba, a população beneficiada deverá ser de aproximadamente 200 mil habitantes. A ideia é que o ‘ramal do Piancó’ tenha início com um canal que será iniciado no distrito de Palestina, no município de Mauriti, no Ceará.
De lá, a água seguiria para uma barragem na região, até cair no Açude do Condado, em Conceição (PB). Em seguida, as águas do velho chico iriam para o Açude de Coremas e rio Piancó. O terceiro eixo da transposição na Paraíba, nos últimos anos, é uma pauta recorrente nos debates políticos do estado.
Ela esteve entre as prioridades eleitas pelo Governo do Estado para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), junto com as vertente litorâneas e triplicação da BR-230.
Confira detalhes das obras no orçamento de 2024 do Governo Federal:
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