A ilustração conceitual amostral demonstra que o médico Dr. Azif Lemos, nome disponibilizado pelo campo das oposições como pré-candidato, dentro da margem de erro (aqui é de 4,3%), já está ligeiramente à frente (num cenário estimulado) da Chefe de Gabinete, Calina Dantas (PSB), escolhida pelo seu tio prefeito Divaldo (PSB) para disputar a sucessão. É sem dúvidas um cenário que requer máxima preocupação na base de situação se quiser chegar nas convenções com o desempenho desejado pela força das máquinas (municipal e estadual) empregadas para esse objetivo. O que à priori não tem surtido efeito.
Agora como em 2020, o governo do Estado empreendia em Itaporanga grande escala de obras e ações. Aliás, o município só tem obras e ações devido a atenção dos governos estadual e federal, nada feito com os recursos próprios (???). E esse fator não foi determinante para a reeleição do atual prefeito, mas sim o fato das oposições não terem se unido na época. As oposições da época tiveram quase 1.000 votos à mais do que o prefeito. Separadas, deram de bandeja a reeleição à ele. Se aprenderam a lição aí é outros 'quinhentos'...
A novidade deste levantamento corrobora com a consolidação do sentimento do eleitor itaporanguense quanto à postulação que tem recebido demonstração de apoios de várias lideranças e população em geral, em particular, a mais carente. Os números mostram que a opção pelo voto na chamada nova geração política é crescente na 'Rainha do Vale'. Vai significar muito na campanha. E o médico Dr. Azif Lemos espera ser a simbologia desse cenário para consolidar a união de forças e visões.
Em fim, a avaliação popular precisa realmente ser levada em consideração na hora da escolha da equipe e arranjo político. Até aqui o cenário mostra (até porque pesquisa é um retrato do momento) que será acirrada a disputa eleitoral em Itaporanga. Porém, que a força das máquinas (municipal e estadual) não tem surtido o efeito esperado para a candidata da situação.
O levantamento em questão mostra que mantendo duas postulações as dificuldades serão enormes para a base de situação. Para quem duvidar é bom ficar ciente que o próprio staff do governo está com os números em mãos, se debruçando sobre eles e procurando uma maneira de reverter o quadro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário