sábado, 2 de setembro de 2023

Como o Blog alertou em julho, o governo (após troca no hospital) muda gerência da Casa da Cidadania em Itaporanga para evitar avanço do Republicanos e mostrar que sua candidata é Calina Dantas

O governo do Estado fez uma movimentação neste sábado (02) que mexe consideravelmente com ânimo político quanto à sucessão municipal de 2024 em Itaporanga, no Vale do Piancó. Portarias assinadas ontem (1º) pelo governador João Azevêdo exonera Jardilino Pinto Brandão Neto (Dedé Bernardino) e, ato contínuo, nomeia Sebastião Bento Filho (Oséas) como substituto para a Gerência Operacional da Casa da Cidadania, sediada na cidade. 

No final de julho passado publicamos (veja PSB age pra evitar avanço do REP e troca no comando da 7ª GRE visa impulsionar candidatura de Calina à prefeitura de Itaporanga) que o PSB começava ali uma reação contra o Republicanos na cidade, que avança com o nome do médico Azif Lemos para a disputa pela prefeitura. Uma forma de frear a projeção de potencial desse projeto que já produz um acirramento tremendo nas ruas. O que demonstram pesquisas de parte a parte. Sabendo disso, o PSB correu atrás do prejuízo pra estancar a sangria.

O recado é mais que claro: em Itaporanga João Azevedo tem uma candidata Calina Dantas (PSB) e não deixa dubiedade, dúvida, sobre isso. A ordem é todos se postarem na fileira do PSB. E isso não é coisa de outro de mundo. Faz parte do jogo político. O próprio João deixou isso muito claro quando do OD e na presença dos irmãos deputados: Adriano e Murilo Galdino, que anunciavam ali apoio à Azif Lemos. Porém, a presença e o empenho do deputado federal Hugo Motta em prol de Calina Dantas, inclusive arregaçando as mangas por emendas para  a gestão avaliza essa ação. Hugo é presidente estadual do Republicanos e sem o apoio dele o PSB viu uma avenida livre pra ir pra cima do adversário iminente. 

A mudança deste sábado (2) tem um perfil simbólico para sacramentar recado de que o governo não vai tolerar qualquer sinal de avanço do Republicanos na cidade. Meses atrás o governo já havia dado o primeiro e grande recado com a troca dos cargos no Hospital Regional e faltava um último cargo: o da Casa da Cidadania. A 7ª Gerência de Ensino, que o Republicanos (via Murilo Galdino) abarcava pra si, está ainda no 'Divã' já que a professora Maria Ducarmo se antecipou e entregou o cargo (em julho passado) sendo proativa ao enxergar o que estava acontecendo e, assim, deixou nas mãos do próprio governo seu destino. O governo entendeu. Em verdade, ela desde há muito tempo vem sendo mantida pelo próprio governo por conta dos resultados positivos obtidos durante sua gestão. Não quis ficar à deriva.

Esse é o resumo dos fatos. O tom da batida com um jogo duro. Que está sendo jogado!

Nenhum comentário: