terça-feira, 24 de setembro de 2024

Primeira-dama do Estado inicia visitas técnicas a artesãos que trabalham com papel, homenageados do 39° Salão do Artesanato Paraibano

A primeira-dama do Estado e presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Ana Maria Lins, iniciou, na manhã desta segunda-feira (23), uma série de visitas aos artesãos que desenvolvem as técnicas de papel machê e papietagem, os quais serão homenageados na 39ª edição do Salão do Artesanato, que terá como tema "Arte em Papel". 

Discutir com os próprios artesãos os detalhes da homenagem e saber suas necessidades para aprimorar o trabalho que eles fazem são alguns dos objetivos das visitas técnicas. O Salão do Artesanato Paraibano será realizado, em parceria com o Sebrae, de 10 de janeiro a 2 de fevereiro do próximo ano, na orla marítima da Capital, no estacionamento do Hotel Tambaú, mesmo endereço do ano passado. 

A primeira visita de Ana Maria Lins, acompanhada por auxiliares do Governo do Estado, foi ao artesão Babá Santana, no Bairro Mangabeira 4, em João Pessoa, ocasião em que conheceu o trabalho do artista que há mais de 40 anos se dedica ao artesanato. Logo em seguida, a primeira-dama foi até a casa do artesão Adriano Oliveira, desta vez em Mangabeira 2. Por fim, ela conheceu o trabalho do artesão Carlos Apolônio, no Bairro José Américo.  

A homenagem aos artesãos que trabalham com as técnicas de papel machê e papietagem foi idealizada por Ana Maria Lins, inspiração que nasceu de uma visita técnica que a primeira-dama fez ao México. Para a segunda-dama Camila Mariz, que também acompanhou as visitas, a homenagem aos artesãos que trabalham com técnicas em papel vem ao encontro da gestão do governador João Azevêdo. 

O artesanato paraibano é reconhecido como de Excelência pela Unesco, dada a sua capacidade de se modernizar sem deixar de lado a genuinidade e a sustentabilidade. A escolha do papel como tema do 39° Salão do Artesanato vem coroar todo esse processo — já que a matéria-prima tem grande importância para o meio ambiente e para o artesanato em si.

Os homenageados também estão participando de uma oficina criativa com o designer Sérgio Matos — trabalho que resultará em peças que vão compor a decoração temática, mais uma homenagem dentro do Salão do Artesanato, já que a Capital paraibana terá partes do seu Centro Histórico retratadas nas obras. 

Nenhum comentário: