segunda-feira, 23 de setembro de 2024

Governo Lula indica novo superintendente do Ibama na Paraíba e associação protesta pela falta de experiência

O governo Lula (PT) indicou na última sexta-feira (20) para o cargo de superintendente do Ibama na Paraíba (Supes-PB) um jovem de 28 anos recém-formado e sem experiência técnica e em gestão pública. Gustavo da Costa Dantas é engenheiro ambiental formado em 2021 pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no campus de Pombal, interior da Paraíba, com pós-graduação em Geoprocessamento pela faculdade de ensino a distância Prominas.

Exonerado pela ministra Marina Silva ano passado, o ex-superintendente do órgão (ocupava o cargo desde 2021) Dallys Henrique de Andrade Lima é ligado ao senador Efraim Filho (União Brasil), que ainda tem um aliado como superintendente dos Correios na Paraíba. Dallys disputa nas eleições deste ano o cargo de vice-prefeito em Piancó, cargo atualmente ocupado por seu pai ex-prefeito Sales Lima.

Em seu currículo, Gstavo da Costa Dantas diz que está “almejando um futuro profissional no qual possa contribuir com melhorias contínuas para a sociedade e o meio ambiente, com grande interesse em Avaliação de Impactos Ambientais, Recursos Hídricos e aprimoramento dos processos internos das empresas voltadas à perspectiva ambiental”.

Além da formação acadêmica, ele tem como experiências profissionais um estágio em uma consultoria ambiental chamada Nordeste Reflore, além da vice-presidência no centro acadêmico “Ariano Vilar Suassuna”, do curso de Engenharia Ambiental da UFCG, campus de Pombal.

Entre maio e julho de 2022, ele foi agente censitário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e, desde agosto daquele ano, é técnico em hidrografia na Projecte Engenharia, Arquitetura, Construções e Consultoria Ltda.

Servidores expressam preocupação

O caso tem causado apreensão entre servidores da Superintendência da Paraíba, que enviaram, por intermédio da Associação dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente e do Plano Especial de Cargos do MMA (Asibama), ofício à Procuradoria da República no estado manifestando preocupação com a indicação.

Fabiano Gumier, do ICMBio da Paraíba e presidente da associação dos servidores no estado (Asibama-PB), avalia que a indicação é um contrassenso com o discurso oficial do governo federal, “porque o discurso é fortalecer as instituições ambientais e o sistema nacional de meio ambiente”. 

E completa: “Essa nomeação vai na contramão do fortalecimento das instituições necessárias à proteção ambiental e reflete desrespeito e indiferença tanto à importância da função quanto à própria instituição”. 

Nenhum comentário: