quarta-feira, 28 de agosto de 2013

MMPB denuncia dez pessoas por fraudes de concursos que pode causar desdobramentos na nomeação de aprovados em Conceição

Um fato novo ocorrido nesta quarta-feira (28) pode causar reviravolta quanto nomeações de concursados no município de Conceição, cujo direito de assumir seus respectivos postos de trabalho tem sido possível através de decisões judiciais de primeiro grau. É que o Ministério Público da Paraíba (MPPB) denunciou hoje dez pessoas acusadas de envolvimento em fraudes de concursos públicos no Estado, num esquema comandado pela Metta Concursos & Consultoria Ltda - empresa responsável pelo concurso realizado em Conceição.
No fim do ano passado, antes de deixar o cargo, a ex-prefeita Vani Braga (PMDB) fez a convocação de todos os candidatos aprovados em concurso realizado naquele ano, mais de 300 pessoas. Quando assumiu, o prefeito Nilson Lacerda (PSDB) instaurou sindicância para apurar possível fraude no certame e a peleja se arrasta até os dias atuais. Em 2012, foi deflagrada a operação 'Gabarito' que descobriu o esquema que prejudicou mais de 20 concursos, que foram suspensos ou anulados. Quatro pessoas já foram presas por participação no crime, dentre elas o dono da empresa que realizou as provas. 
Os denunciados respondem em liberdade, por fraudes em falsificação de documentos, licitações, estelionato e formação de quadrilha. A investigação do caso foi feita pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco). De acordo com o MPPB, os responsáveis pela realização das provas beneficiaram a aprovação de determinados candidatos, indicados pelo Poder Executivo para ocuparem cargos públicos previstos no edital, forjando suas aprovações. 
Leia a matéria completa no Portal ASN

Nenhum comentário: