segunda-feira, 4 de maio de 2020

Em Itaporanga: Vereador pede explicações ao prefeito por desrespeitar decreto ao promover 'festinha' horas depois do município registrar primeiro caso de Covid-19; a polícia teve que ir encerrar o evento...

Polícia vai até área de lazer do prefeito (de costas conversando com
os policiais) e pede ao mesmo que encerre o evento...
Itaporanga, no Vale do Piancó, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, está desde sábado (2) entre os municípios com casos confirmados de covid-19, após resultado positivo do exame de um jovem - servidor municipal da área da saúde. A partir de hoje (4) haverá restrição ao funcionamento do comércio na cidade, relaxado pela prefeitura recentemente. 
Entretanto, chamou atenção da população na noite de sábado o descumprimento do prefeito Divaldo aos próprios decretos (mais recente de nº 172/20) por ele editados, com medidas de combate a pandemia viral, como isolamento social, inclusive com multas (entre R$ 1 mil e R$ 50 mil). Informa o vereador Jailson de Zeca, em contato com o blog nesta tarde. 
Segundo edil, o prefeito promoveu uma 'festinha' numa área de lazer de sua propriedade, próximo à cidade, e como teve aglomeração de pessoas foi obrigado a Polícia Militar ir até o local para encerrar o evento explicando a importância da ação diante da proliferação do vírus. Usando máscaras, os policiais cumpria dever que o prefeito descumpria em seu decreto. 
"O que o prefeito exige, ele não cumpre. Já o comércio não pode abrir. Ninguém pode trabalhar porque a doença está espalhando. A atitude do prefeito acontece no mesmo em que sua secretária da saúde confirma um caso de covid-19 no município. O prefeito deve explicações sobre isso", declarou o vereador Jailson.
No Decreto nº 172/20, em seu art. 2º, diz que que "bares, áreas de lazer, clubes aquáticos, balneários, similares e afins", os quais manterão fechado o acesso ao público.
Itaporanga volta a partir de hoje a restringir o funcionamento do comércio, faz barreiras sanitárias e proíbe festas, eventos, cultos e missas, além de proibição de qualquer tipo de aglomeração. Todas essas medidas são tomadas para evitar a proliferação do novo coronavírus. 
A Paraíba registrou, até este domingo, 1.219 casos de covid-19. O número de mortes chegou a 79. A maior quantidade de casos é registrada na Região Metropolitana de João Pessoa, justamente onde o governador João Azevedo destacou nessa segunda (4) a possibilidade de lockdown. O prefeito de João Pessoa, por exemplo, já decretou o fechamento total de acesso à orla da Capital.

Nenhum comentário: