A Paraíba, por sinal, vivencia momento ímpar por dispor de 5 dos 16 líderes na Câmara: Hugo Motta (Republicanos), Romero Rodrigues (Podemos), Gervásio Maia (PSB), Damião Feliciano (União Brasil) e Aguinaldo Ribeiro (PP), este último na condição de Líder da Maioria.
A disputa pelo comando da Câmara dos Deputados concentra-se, até o momento, em três pré-candidatos: o atual vice-presidente da Casa, Marcos Pereira (Republicanos-SP), Antonio Brito (PSD-BA) e Elmar Nascimento (União Brasil-BA), esses dois últimos respectivamente os líderes do PSD e União Brasil, que participaram do encontro com Lula. Hugo Motta (líder do Republicanos) é tido como um nome de consenso na Câmara, mas já afirmou que apoia incondicionalmente Marcos Pereira.
Os líderes, por sua vez, disseram a Lula que querem evitar a “criminalização” das emendas parlamentares e defenderam a impositividade, ou seja, a obrigação de pagamento de parte desses recursos. O argumento dos congressistas é que esse dispositivo garante a independência do trabalho do parlamentar do Executivo.
Lula, por sua vez, prometeu que pretende intensificar esses encontros com os líderes e com as bancadas das legendas. Inclusive, sugeriu que as próximas reuniões podem ser na Granja do Torto, residência de lazer da Presidência da República.
Nenhum comentário:
Postar um comentário