quarta-feira, 12 de julho de 2017

Governo do Estado orienta municípios na elaboração dos planos plurianuais

Governo da Paraíba orienta municípios na elaboração dos planos plurianuais
O Governo da Paraíba realizou, nesta terça-feira (11), na sede da Espep, em João Pessoa, o Encontro Estadual de Planejamento e Orientação para Elaboração do PPA Municipal 2018-2021. O evento, que ainda terá mais quatro edições neste mês de julho abrangendo municípios de outras áreas do estado, teve a participação de representantes de 28 municípios.
De acordo com o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Waldson Souza, o encontro tem como objetivo também contribuir com os municípios no alinhamento dos seus PPAs com a Agenda 2030 do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil (Pnud), que foi assinada em 2015 por 193 países, e cujas diretrizes estão sendo seguidas pelo Governo da Paraíba desde 2016. O secretário ainda ressaltou que a Paraíba tem alcançado uma grande melhoria de indicadores nas áreas econômica e social, a exemplo do crescimento do PIB, da redução do analfabetismo, da redução da mortalidade infantil, entre outros. 
De acordo com Inalda Béder, representante do Programa das Nações Unidas (PNUD) na Paraíba, esse é o primeiro passo para que se possa implementar a Agenda 2030 em nível estadual e municipal. A agenda é composta por 17 objetivos e 169 metas que equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental. O encontro contou também com uma palestra sobre orientação para elaboração do PPA municipal, realizada pelo diretor executivo do sistema estadual de planejamento, Ricardo Lavor, e com uma apresentação realizada pela chefe do Departamento de Auditoria de Gestão Estadual do TCE,  Zaíra Guerra.
O estado foi dividido em cinco áreas, que irão receber o evento ainda neste mês de julho. No próximo dia 13, será a vez de Campina Grande (o evento irá ocorrer no Centro de Formação dos Professores em Campina Grande); já no dia 19, o município de Bananeiras recebe o evento (Espaço Cultural Oscar de Castro); no dia 24, é a vez da região Sertão I, em Cajazeiras (Escola Técnica de Cajazeiras); por último, no dia 25 de julho, o ciclo de orientações é finalizado no Sertão II, na cidade de Patos (Auditório do RodoShopping em Patos).

Nenhum comentário: