sexta-feira, 1 de setembro de 2017

"Vai ter troco", diz Efraim Filho, após DEM perder ministro e senador para PMDB

Após declaração do presidente nacional do PMDB, senador Romero Jucá (RR) de que o senador Fernando Bezerra Coelho (PE) e o filho dele, o ministro Fernando Bezerra Coelho Filho (Minas e Energia), vão migrar para o partido abriu uma crise entre o DEM e o governo. "Vai ter troco", disse Efraim Filho (PB), líder da bancada do DEM, com 30 deputados, a oitava da Câmara. Informa Folha de S. Paulo.
O partido do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (RJ) e do ministro Mendonça Filho (Educação) estava negociando com os dissidentes do PSB e agora pretende revidar a ação do partido do presidente Michel Temer. "Nossa relação fica extremamente fragilizada. Não é assim não", disse Efraim. Para ele, houve um "desconforto generalizado" no comando do partido.
Em julho, Temer percebeu o assédio do DEM para inflar sua bancada e foi à casa da líder do PSB, Tereza Cristina (MS), para oferecer o PMDB como legenda para receber os cerca de 15 insatisfeitos do partido. Apesar de se dizer independente, o PSB costumava acompanhar o governo em votações importantes. Mas a cúpula do partido decidiu punir os parlamentares que votassem a favor das reformas trabalhista e da Previdência, rachando o partido.
Nessa quinta-feira (31), Jucá anunciou que o PMDB receberia o senador, o ministro e outros dissidentes. Bezerra Coelho disse a aliados que as conversas com o PMDB estavam evoluídas, mas que ainda precisava de algumas garantias do parido em Pernambuco para bater o martelo. Ele terá conversas antes do feriado de Sete de Setembro, na próxima semana, para anunciar oficialmente.

Nenhum comentário: