quarta-feira, 4 de setembro de 2024

Tanto Lula como Tarcísio de Freitas se reuniram com Kassab para retirar candidatura de Brito; Direita e Esquerda esperam agora Arthur Lira cumprir acordo em torno de Hugo Motta

A desistência de Marcos Pereira, presidente do Republicanos, em favor do nome de Hugo Motta, líder do partido, como nome de consenso para presidir a Câmara dos Deputados se deu com as recusas seguidas de Giberto Kassab, presidente nacional do PSD, em retirar a candidatura de Antônio Brito (PSD-BA).

A avaliação do Republicanos, é que a manutenção do nome de Brito favorecia o nome de Elmar Nascimento (União-BA), nome preferido de Arthur Lira (PP-AL) mas rival do governo. Essa situação fez os dois prováveis adversários da eleição presidencial de 2026 se unirem na mesma defesa em favor do nome de Hugo Motta.

Desde a semana passada, houve várias tentativas de fazer Antônio Brito desistir em favor de Marcos Pereira. Foram pedidos do governador de São Paulo Tarcisio de Freitas (Republicanos) e de Lula feitos diretamente a Gilberto Kassab (Lula e Kassab estiveram na manhã desta terça-feira (3) reunidos). Kassab rechaçou todas essas tentativas. 

Tanto o presidente Lula quanto o governador Tarcísio de Freitas veem com bons olhos o nome de Hugo Motta para presidir a Câmara. Foi aí que Pereira preferiu buscar uma solução de consenso. E chegou em Hugo Motta.

Nenhum comentário: