segunda-feira, 29 de julho de 2013

No PB Notícias: Jacklino diz que vai propor redução do recesso, que não permitirá vereador morar fora e continuar recebendo da Câmara e que muitos só entraram apenas pensando no salário e em benefício próprio...

O vereador Jacklino Porcino (PMDB), presidente da Câmara Municipal de Itaporanga e da Associação dos Vereadores e Câmaras Municipais do Vale do Piancó (Avevap), concedeu entrevista ao PB Notícias nesta segunda-feira (29), noticioso apresentado por Ricardo Pereira e Norton Júnior, e levado ao ar pela Rádio Pedra Bonita FM. Jacklino causou polêmica ao falar sobre temas 'tabus' para os políticos e continuou surpreendendo a população com sua determinação em desempenhar um mandato focado na transparência e no compromisso com a correção e a responsabilidade.
Vários assuntos foram colocados na mesa e um a um esmiuçado pelo parlamentar-mirim sem cerimônias e com análise crítica, afirmativa e segura de quem sabe o lugar lhe reservado pelo povo e pela história. "Digo aquilo que penso e não é pra me promover, não. Pois, não devo satisfação à ninguém. Não sou de grupo político algum. Sou independente e meu grupo é o povo", afirmou, logo após fala inicial quando convidou a população para prestigiar o retorno dos trabalhos na Câmara, às 19h da próxima quinta-feira (1º/08).
Comentando à respeito da decisão de se candidatar ao cargo e sua luta pra não ficar refém do "sistema", Jacklino disse que a condicionante pra ser candidato foi manter suas próprias opiniões no exercício do mandato. "Quando meu falecido tio (Antônio Porcino), única pessoa à quem devia satisfação, me convidou pra ser candidato lhe disse que se fosse pra ter minhas próprias opiniões toparia, caso contrário nem queria conversa. Então, ele me escolheu justamente porque sou genioso", revela.
Ele disse que nesses sete meses de mandato já se decepcionou com a atuação de alguns colegas e diz que não tem ambição de comandar qualquer poder se for pra deixar de lado suas convicções. "Não vou servir de palhaço pra ninguém. Não quero ser presidente de câmara ou associação se for pra fazer algo contrário ao que acredito. Muitos dos que hoje são vereadores entraram pensando apenas no salário e em benefício próprio. Jamais em benefício do povo", declarou.
Ao falar sobre as conquistas da Casa, durante sua gestão à frente da Mesa Diretora, Jacklino enumerou várias aquisições e o cumprimento das normas que regem o Poder Legislativo. Nesse ponto falou sobre o caso de um vereador, o qual enviou comunicação para se pronunciar quanto ao fato dele morar em Campina Grande e estar exercendo o mandato de Vereador, que não é permitido legalmente quando colocada em questão a situação salarial.
"Comuniquei ao vereador Ubiramar Pita, gosto de dá nomes ao bois, logo no início do recesso, no final do mês de maio, que o Regimento Interno da Casa diz que ele não pode continuar exercendo o mandato de Vereador morando em Campina Grande, aonde trabalha e tem residência fixa, percebendo assim dois vencimentos, o de Vereador e o de servidor da UEPB, além da incompatibilidade de horários de trabalho. O Vereador deve morar em Itaporanga e ter respeito com o povo. Ele terá que optar por um dos dois salários. Não abro mão de corrigir tal situação pra ninguém, enquanto for presidente. Vamos fazer o que é certo. Então, espero que ele se pronuncie agora na volta do recesso", pontuou.
Ainda falando sobre o recesso parlamentar o presidente revelou que irá propor a seus pares a redução dos atuais quatro meses pra dois. "Se dependesse de mim as férias dos Vereadores seria só de 30 dias, iguais a de todos os demais trabalhadores. temos que ter respeito pelo povo. Acho um absurdo, uma vergonha, um Vereador ter quatro meses de férias enquanto o trabalhador comum tem direito a apenas 30 dias. Sem falar, que a categoria de Vereador já assume entrando de férias por quase 40 dias", disse.

Nenhum comentário: