quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Desportistas e entidades denunciam as péssimas condições do estádio "O Zezão" e do ginásio “O Demão”, abandonados pela atual gestão Audiberg Alves em Itaporanga, causando risco de morte à crianças e jovens...

Chegando perto do final do primeiro ano da atual gestão Audiberg "Aperreado" Alves em Itaporanga é possível ver o tamanho do descaso por parte da administração com relação ao esporte. Desportistas e entidades que representam o setor denunciaram hoje ao Blog o estado de ruínas em que se encontra nossas duas únicas praças de esporte municipal: O Estádio de Futebol "O Zezão" e o Ginásio de Esporte "O Demão". Além de abandonados pela atual gestão, os dois equipamentos oferecem risco de morte para quem transita ou se arrisca praticar ago parecido com esporte, devido a insegurança com fios descapados, ferros retorcidos, traves quebradas, paredes caindo, caixa de energias sem proteção, dentre outros despautérios. 
Essas duas importantes praças de esportes construídas por abnegados gestores públicos, em gestões passadas, são as únicas ofertadas pelo município ao desportistas local. O estádio fora construídas na década de 70, pelo então prefeito Marleno Barros, ainda é um belo palco para a prática do nosso futebol, tendo recebido construção de lances de arquibancadas durante a gestão Antônio Porcino e reformado na gestão Djaci Brasileiro. Quanto ao ginásio de esporte, construído pela então prefeita Kátia Brasileiro, passou por ampla reforma durante a gestão de Djaci. Ambos, hoje, encontram-se em ruínas, completamente abandonados pelo poder público municipal.
 
Em completo abandono - Telas estão caindo do telhado, traves enferrujadas e com pontas de ferros à mostra, caixa de energia sem proteção, fiação exposta, banheiros imundos e depredados, dentre ouros itens que levam risco de morte às crianças e jovens que se arriscam a praticar esporte no ginásio "O Demão".
 
 
As imagens nos enviada pelos desportistas e entidades mostram o total desprezo da atual gestão com o esporte local, que tantos talentos já exportou para brilhar pelo país e pelo mundo. Este desprezo revolta a população como um todo porque mostra o tamanho do engodo eleitoral de um prefeito com seu ego inflado e consciência encolhida. "O que o prefeito Berguim diz não tem credibilidade nenhuma", afirmam ao se perguntarem: "É assim que o prefeito trata o esporte no município de Itaporanga?". Ou seja, imagens falam mais do que mil palavras e, por isso, eles enviaram estas que ilustram a matéria.
Com um excelente estrutura física o ginásio "O Demão" deveria continuar servindo como espaço para sediar competições esportiva, festas sociais, audiências públicas, entre outros eventos. Seria, se não fosse por conta do abandono em que se encontra com as traves destorcidas, o telhado caindo aos pedaços, banheiros depredados e imundos e caixa de energia sem proteção, dentre outros, levando risco de morte às crianças e jovens que ainda se arriscam em praticar esporte no local. Ou seja, o equipamento tornou-se reflexo do abandono e da inércia de uma administração que nada faz ou tem feito pelo esporte local.
Na parte externa do ginásio, por exemplo, há um espaço ao lado do prédio que fora solicitado ao prefeito, no dia 08 de janeiro deste ano, pela Liga Desportiva de Itaporanga - LDI - para servir de sede da entidade que representa o desporto local que se negou para colocar no lugar um barraco. Por trás do local, diz o presidente da entidade, subtenente Edgley, rotineiramente é constatado a prática de consumo de entorpecentes e prostituição, que se segue pelo estádio de futebol, já que há um muro caído há mais de 90 dias, dando acesso ao seu interior.  
A atual gestão sequer se preocupou em providenciar uma recuperação desses dois equipamentos para mantê-los em bom uso para os amantes do esporte. Quanto ao estádio de futebol "O Zezão", que é palco de disputa do campeonato paraibano, a situação é da daí pra pior. Os banheiros estão depredados, vestiários em péssimas condições de uso, ferrugem e fiação exposta - o que é muito perigoso para para crianças que transitam por ali e brincam num local aonde existia uma quadra, iluminação danificada - onde apenas 7 dos 18 refletores estão funcionando, um muro caído há mais de 90 dias, o gramado virou campo de pelada, dentre uma série de falhas que deixam um cenário de completo abandono.
 
 
Situação lamentável o abandono do estádio "O Zezão" - palco de disputa do campeonato paraibano: Muro caído há mais de 90 dias; poços sem qualquer proteção; crianças brincam no que restou de uma quadra e se arriscam devido o poço maior ficar mesmo por trás dela; refletores sem funcionamento; o gramado virou campo de pelada, etc.
 
 
Fica agora a pergunta: onde está o dinheiro dos cofres públicos municipais que não foram usados nesses dois equipamentos, durante este ano? A atual gestão já torrou mais de R$ 18 milhões de reais até aqui e a população até agora não viu uma única obra no município. Se não bastasse tudo isso a prefeitura nada faz em prol do esporte no município e ainda por cima não tem nenhum projeto voltado para o setor. É preciso que as autoridades tomem providências urgentes, principalmente o Ministério Público com relação aos risco de morte que correm crianças e jovens que transitam pelo estádio e pelo ginásio. A Câmara de Vereadores também precisa agir nesse sentido.
No ginásio, por exemplo, telhas de aço caem à todo momento do teto. Sem falar na fiação exposta tanto no estádio como no ginásio. E ainda tem o risco de uma criança cair em um dos dois poços artesianos que existem no estádio, em particular, o que se localiza por trás da quadra onde as mesmas brincam, embora, o outro por trás da arquibancada ofereça o mesmo risco. E a população tem se revoltado mais ainda com o prefeito diante da série de enganação que o mesmo tem empreendido, durante este ano. Lembram quando ele voltou atrás na 'estória' criada junto com o Governo do Estado para construção de um abatedouro? A mesma artimanha usou para enganar os desportistas de Itaporanga.
Pois em junho passado, durante a última noite de festejos juninos, o prefeito trouxe o governador Ricardo Coutinho à Itaporanga com o objetivo de levar na conversa os desportistas com a enrolação de que o estádio seria ampliado. Na ocasião, o governador chegou até a assinar abertura de licitação para ampliação do estádio aonde seriam investidos R$ 1,1 milhão. Mais um engodo providenciado pelo atual gestor itaporanguense para encobrir as mazelas de uma administração despreparada e desacreditada diante a opinião pública.
A atual gestão municipal tem se acabado pelas próprias pernas, erros e irregularidades. Com se diz: "As imagens falam por si só...".

Nenhum comentário: