terça-feira, 19 de agosto de 2014

Calazar ameaça virar epidemia Itaporanga, com vários casos de pessoas mortas, e vereadora pede ação eficaz da secretaria municipal de Saúde

Se alastra consideravelmente casos de pessoas que contraíram calazar em Itaporanga e a Secretaria Municipal da Saúde não tem conseguido dar uma resposta rápida e eficiente quanto a prevenção e/ou tratamento das pessoas infectadas. Há casos já registrados de mortes, tanto na cidade como em localidades da zona rural do município.
Essa situação que tem causado grande apreensão na população. Essa preocupação dos itaporanguenses foi trazida à público durante a última sessão da Câmara Municipal, realizada no fim de semana, pela vereadora Izabelle Mendes (PSDB) - profissional da área de saúde. Ela cobrou uma ação enérgica da secretaria quanto á questão e lamentou as mortes já ocorridas.   
O calazar é uma doença grave que pode causar a morte se não for tratada imediatamente. A enfermidade é transmitida por um protozoário através de mosquito, que contrai o microorganismo em um depositário, geralmente caninos e roedores. A cidade de Itaporanga, como se sabe está com suas avenidas e ruas cheias de cães e o poder público não tem se preocupado com o recolhimento desses animais.
 
Avenidas e ruas de Itaporanga estão tomadas por centenas de cães e a secretaria municipal da Saúde não tem feito uma ação eficaz para retirada dos animais e combate à doença.

Nenhum comentário: