quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Debate TV Arapuan: Segurança, Educação, Servidor e Turismo foram debatidos no terceiro bloco...

O terceiro bloco do Debate da TV Arapuan começou com tema Educação e o primeiro a responder foi o senador Cássio Cunha Lima (PSDB). Ele prometeu acabar com a perseguição a servidores da área e lembrou que várias escolas foram fechadas, o número de alunos caiu e prometeu Plano de Cargos, Carreira e Remuneração, reabrir e aparelhar escolas e realizar concursos para implantar o tempo integral.
Major Fábio (PROS), também comentou o tema, e fez criticas ao atual governador Ricardo Coutinho e ao senador Cássio Cunha Lima, alegando que eles já governaram o Estado e fizeram várias promessas e não cumpriram. Ele disse que o ideal é "prender" as crianças nas escolas com atividades que preencham todo horário de tempo integral, para evitar que as crianças fiquem nas ruas vulneráveis ao trafico e a violência.
Em seguida o tema foi segurança e o primeiro a responder foi o candidato do PSOL, Tárcio Teixeira. Ele disse que a situação da Segurança no Estado é fruto de políticas fracassadas de governos representados por candidatos como Cássio Cunha Lima e Ricardo Coutinho. Disse ainda que é preciso primeiro mudar a forma de fazer política para que se obtenha frutos em outras áreas. Segundo ele, quem prioriza segurança não fecha delegacias.
Antes de falar sobre Segurança, Ricardo voltou ao tema da Educação e negou que tenha fechado escolas, destacando que reabriu, criou vagas e reformou escolas. Sobre Segurança ele disse que a política de Segurança precisa dialogar com outras políticas e garantiu que no seu governo a taxa de homicídios vem caindo.
Sobre Saúde, o senador Vitalzinho disse que tem lutado muito pelo setor em seu mandato e citou programas do governo federal. Lembrou que no governo de José Maranhão, do seu partido, deixou onze hospitais prontos que o próximo governo não colocou em operação. Criticou a terceirização dos serviços de Saúde, implantado no atual governo.
Sobre servidores, Cássio lembrou que quando assumiu em governo em 2003, as finanças do Estado era precária e por tanto, teve que primeiro organizar a maquina para em seguida começar a montar os PCCR's e realizar concursos. Ele garantiu ainda que está mais maduro e por isso, quer fazer um governo mais técnico e com medidas de contenção de gastos, diminuição de secretárias, para que possa haver mais dinheiro para incentivar o servidor.
Major Fábio lembrou que alguns candidatos, já passaram pelo governo e não melhoram a vida dos servidores. Ele defendeu que os funcionários públicos recebam um salário digno para que não precise depender de vale alimentação e outros benefícios.
Ricardo Coutinho falou sobre turismo e lembrou que destravou o Polo Cabo Branco, que antes era esquecido por conta de picuinhas políticas. Destacou parcerias com o tarde turístico e reformas de equipamentos como o Parque dos Dinossauros. Destacou também a realização da RobCup recentemente em João Pessoa como um grande teste para Capital e para Paraíba.
Vitalzinho lembrou da visitai do ministro do Turismo recentemente em João Pessoa para procurar solução para o caso do Jacaré, e realçou a falta de parceria entre o governo do estado e o governo federal para o setor. Prometeu a integração do turismo de Sol e Mar, Religioso e Ecoturtismo.

Nenhum comentário: