segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Eduardo Cunha no Canal Livre/Band: ‘escândalo terá muitos filhotes’.

Candidato favorito à presidência da Câmara, o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) antevê um futuro turvo para o Congresso. Considera inevitável a abertura de uma nova CPI em 2015, para apurar os desdobramentos da Operação Lava Jato. Em entrevista ao programa Canal Livre, da Band, ele indagou na noite passada:
“Alguém tem dúvidas de que esse escândalo é um escândalo que ainda vai ter filhotes por muitos anos? É uma situação absolutamente inédita. Você chegou a um nível de corrupção [...] que nós não tivemos conhecimento em nenhum outro momento da história do país.”
Líder do PMDB na Câmara, Cunha disse que seu partido não será o proponente da nova CPI. Mas irá apoiá-la. Avalia que a futura comissão de inquérito pode ter desfecho bem diferente das atuais CPIs da Petrobras. “Ninguém controla CPI se tiver fatos que sejam relevantes, que extrapolem os limites.”
Afirma que, se for eleito para comandar a Câmara, zelará para que os prováveis pedidos de cassação de petro-deputados tenham uma tramitação regular, conforme previsto na Constituição e no regimento interno da Casa.
Perguntou-se a Eduardo Cunha por que o governo de Dilma Rousseff tem horror à sua pretensão de comandar a Câmara. “Aí é o governo que tem que se manifestar”, ele desconversou. Disse estar “tentando construir uma candidatura que valorize a independência do Parlamento”, não uma postulação “de oposição”.
Não receia que o Planalto deflagre uma grande ofensiva para retirá-lo da disputa? “É um equívoco querer tratar o processo desse jeito”, disse o deputado. “Até porque nós saímos de uma eleição [presidencial] bastante conflagrada, a base governista é um pouco menor, mais dividida.”
Leia a matéria completa no nosso Blog, hospedado no: www.portalasn.com.br
E você pode assistir à entrevista na íntegra acessando aqui, aqui, aqui, aqui aqui.

Nenhum comentário: