O vice-prefeito de Campina Grande, Lucas Ribeiro (PP), é a opção para compor a chapa do governador João Azevêdo (PSB), como candidato a vice. Quando perguntado nesta quarta-feira (15/06) se aceitará, a resposta: “Já sou o vice… (risos) de Campina Grande”. A informação de bastidores surgiu em meio à coletiva quando o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) comunicou que não disputaria a vaga de senador na chapa.
Aguinaldo iniciou a coletiva dizendo que “reino dividido não prospera”. A fala tem a ver com um movimento de tentativa de unificação da chapa em torno do nome dele. Hoje, a base aliada de João Azevêdo está dividida entre os que trabalhavam pela pré-candidatura de Aguinaldo e os que apostam na postulação do também deputado federal Efraim Filho (União Brasil). O parlamentar garantiu, no entanto, que o Progressistas manterá o apoio no projeto de reeleição do governador.
O ponto de dissonância nesta composição para que Aguinaldo Ribeiro disputasse o Senado era o Republicanos. As principais lideranças da sigla trabalham pela eleição de Efraim, o que vinha contrariando Aguinaldo. Apesar disso, a decisão do progressista era de marchar junto com João Azevêdo. “Vamos marchar juntos a partir de agora”, disse, alegando que seriam superadas divergências ainda existentes inclusive dentro do partido. Dois dos quatro deputados do PP resistem a votar em João.
Os deputados resistentes ao apoio são Jane Panta e Galego Sousa, que possuem diferenças paroquiais com o projeto do governador. Eles encararam oposição dura dos governistas durante a eleição de 2020. A deputada Doura Paula e o deputado Lindolfo Pires, no entanto, já se apressaram e anunciaram o apoio ao gestor. Com a decisão, Aguinaldo Ribeiro vai disputar a reeleição para a Câmara dos Deputados. Ele trabalha para unificar o partido, a partir de agora.
A indicação de Lucas Ribeiro para o cargo, no entanto, não foi tratada abertamente na entrevista coletiva. O governador disse que o debate sobre o vice será aberto nos próximos dias. De acordo com informações apuradas pelo blog, no entanto, o nome do vice-prefeito de Campina Grande já foi colocado na mesa. Como ele não assumiu a prefeitura no período vedado, não haverá problema para que o nome dele seja confirmado para a disputa. (com Suetoni Souto Maior)
Nenhum comentário:
Postar um comentário