terça-feira, 23 de julho de 2013

Caso SAMU regional, Euda Ayalla e comentários de funcionários...

O debate promovido pelo programa radiofônico PB Notícias, levado ao ar pela Rádio Pedra Bonita FM de Itaporanga, na última sexta-feira (19), e, posteriormente, matérias relatando o resultado das discussões publicadas aqui no Blog geraram muita polêmica e reação de funcionários da Central Regional de Regulação do SAMU, sediada em Piancó, que saíram em defesa de sua coordenadora, a enfermeira Euda Ayalla.
Em comentários postados aqui e que só vim ler hoje estes externam várias interpretações. Muryllo Morgan, por exemplo, achou que houve "armação"; Alexandre Izidro que foram citados fatos "inexistentes, mentiras e calúnias", contra a regulação; Dennis se diz "decepcionado" com o texto; Dayane Vicente além de "indignada" acredita que antes de tal matéria ser publicada em um Blog de vergonha "se é que esse é" deveria ser apurado e analisado fatos "pra não fugir das verdades", afirmando que a matéria teve o objetivo de "caluniar e difamar" o trabalho de Euda; Anezio Queiroz diz que a matéria é "uma vergonha" e que o "editor quer subir puxando o tapete dos demais..."; Robevânia afirma que ao chegar ao programa ela e Euda foram "abordadas com avalanche de conceitos pré-formulados a respeito da coordenação regional", que a matéria foi "destorcida" e que o programa se tornou em "ataque a pessoa e profissional de Euda"; Enquanto, Edilene Badú diz que o editor tentou a todo custo "denegrir a integridade de Euda".
Pois bem, pra começo de conversa externo todo meu respeito as pessoas aqui mencionadas e acato, mesmo sem concordar, às críticas à mim dirigidas. Faz parte da democracia. Com relação a enfermeira Euda Ayalla volto a afirmar o que lhe disse no programa, que não tenho nada contra sua pessoa. Vejo esses comentários dos funcionários como equívoco em relação ao programa e ao blog, haja vista, que nenhum dos dois fez quaisquer denúncia ou acusação contra Euda Ayalla. Muito menos denegriu, caluniou ou difamou sua pessoa. Euda e Robervânia passaram cerca de meia hora nos estúdios da emissora antes do debate, quando o programa já havia começado, lendo matéria em que Douglas Leite, coordenador da base de Itaporanga, havia feito denúncias contra a central. 
Na quinta-feira (18) durante entrevista que Douglas concedia ao programa a própria Euda Ayalla participou do programa e se dispôs a estar presente na bancada para esclarecer fatos ocorridos com a demora no atendimento do SAMU, muitos dos quais com morte de inocentes ao final do processo. Ela agendara a vinda à Itaporanga para esta terça-feira (23), porém, mudou de ideia preferindo antecipar e vir no outro dia, sexta-feira (19). E durante a sua participação anunciamos a formação de uma mesa redonda com a presença de outras autoridades do setor para debater o assunto. Mas, quando todos estavam na bancada ao invés de propor soluções o que se viu foram acusações trocadas entre Euda e Douglas. 
Agora, se um coordenador de base descentralizada, um médico, gestores, dentre outros, como foi o caso, trazem denúncias ao vivo contra a central de regulação e com sua coordenadora presente aí o programa e o blog é que são culpados? De maneira alguma. Nosso trabalho é informar fatos, reclamações, etc, e quem as fez passam a se comprometer com suas consequências. E olhem que todos reafirmaram as denúncias no ar. Então, querer atribuir ao programa e ao blog a tentativa de denegrir, caluniar e difamar a coordenadora da central de regulação é não enxergar o que houve. E os fatos relatados na matéria foi o que aconteceu durante o programa. Continuou a afirmar que a falta de sintonia entre a central e a base local é o principal entrave para a execução de um bom serviço.

Nenhum comentário: