segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Momento histórico: Profissionais da imprensa e veículos de comunicação do Vale do Piancó criam a Associação Valepiancoense de Imprensa e Mídia Eletrônica - AVIME e elegem sua primeira diretoria...

Com o objetivo de congregar todos os profissionais da imprensa e empresas de comunicação do Vale do Piancó, foi fundada e criada oficialmente, neste fim de semana, durante assembléia geral, realizada às 9h da manhã de sábado (15) na Câmara Municipal de Itaporanga, para leitura do estatuto de criação da entidade, a Associação Valepiancoense de Imprensa e Mídia Eletrônica - AVIME, que, na mesma oportunidade, teve constituída após eleita por aclamação sua primeira diretoria. 
A AVIME, que será filiada à Associação Brasileira de Imprensa e Mídia Eletrônica - ABIME, foi criada com a participação de 26 sócios-fundadores e inicia a semana com mais 15 pedidos formulados para filiação. Estiveram presentes à assembléia vários jornalistas, radialistas, blogueiros, proprietários de sites e portais de notícia, donos de empresas de comunicação, produtores de comunicação independentes e presidentes de rádios de todos os recantos da região. A proposta que norteou essa iniciativa teve por base o fortalecimento dos profissionais de comunicação e seus veículos. 
Reuniões preliminares, ocorridas mês passado, serviram para lançar e aplainar a ideia da associação, servindo para designar quem ficaria encarregado de confeccionar os estatutos e outras medidas mais práticas. Desde então ficou agendada uma assembléia geral que consensualmente aprovou os estatutos e constituiu a primeira diretoria da entidade. Que estará defendendo as causas da imprensa livre e dos direitos dos profissionais. Os membros da diretoria, bem como, os filiados da entidade entendem que a imprensa exerce um papel fundamental para a consolidação da democracia brasileira e contribui significativamente na organização social e na defesa dos direitos do cidadão. Porém, necessita de estar organizada para defender seus interesses comuns.
O jornalista Joaquim Franklin falou aos presentes sobre a importância desse momento com a criação da associação...
Os estatutos foram apresentados em slide por Ricardo Pereira e anotados em ata por Gilberto Ângelo...
Para o jornalista Joaquim Franklin, proprietário do Portal Vale News PB e representante na região do Jornal da Paraíba, do Sistema Paraíba de Comunicação, a formação de uma entidade como a AVIME possibilitará no reconhecimento da classe na região e também reforçará a troca de experiência entre os membros. "A criação da Associação irá valorizar o seguimento, um fato inédito na história do Vale do Piancó. Aqui se viu eficiência por trazer tantos comunicadores para esta discussão, mas agora todos devem se comprometer para que isto vire realidade. Vamos valorizar a classe e defender seus direitos", pontuou Joaquim Franklin, que também como radialista é um ícone com mais de 20 anos de atuação na radiofusão regional.
O jornalista e blogueiro Ricardo Pereira, aclamado presidente fundador da entidade, revelou que a princípio, a ideia é de formar uma organização forte para lutar pela valorização e defender os direitos da classe. A proposta da formação da entidade é de agregar os profissionais que atuam na imprensa escrita, no rádio, além das próprias empresas de comunicação, jornalistas e produtores de comunicação independentes. "Estamos assumindo uma responsabilidade enorme de fazer a Associação existir de fato. Vamos lutar para conseguir que todos os profissionais da imprensa façam parte dela, imbuídos da ideia do fortalecimento da imprensa livre regional. E começamos bem pois ela nasceu com 26 associados fundadores e em dois dias já recebeu outras 15 solicitações de filiação", declarou Ricardo Pereira.
Ainda em sua fala, Joaquim Franklin enfatizou que esse momento tem um valor especial: "A criação da Associação marca um momento de maturidade de um setor que hoje reconhece que só através da unidade associativa poderá conquistar o reconhecimento profissional da classe. Para alguns pode parecer apenas mais uma associação, mais para nós envolvidos nesse projeto, é a realização de um sonho. Por isso, devemos parabenizar o companheiro Ricardo Pereira pela idealização desse projeto, junto com outros abnegados", disse. 
O objetivo da associação é a plena liberdade de imprensa e de expressão e, ainda, a capacitação de profissionais da área. Logo após a aprovação do estatuto e eleição, por aclamação, da primeira diretoria seus membros se dirigiram até os estúdios da Rádio Boa Nova FM para anunciar à população, através do programa Titico Explica, o momento histórico que Itaporanga e a região do Vale do Piancó estava vivenciando.
Ao chegarmos a emissora Dr. Titico Pedro e Júnior Viriato [proprietário do Portal Central Vale Notícias, que também está associado à entidade] deram as boas-vindas ao grupo e Joaquim Franklin falou sobre o momento que a região estava vivenciando... No conjunto, a descontração tomou conta dos estúdios.
A Diretoria da Associação Valepiancoense de Imprensa e Mídia Eletrônica - AVIME, após eleita por aclamação, ficou assim constituída:
Diretor - Presidente: Ricardo Pereira da Silva 
- Jornalista, Radialista, Blogueiro e Proprietário do Portal ASN - Agência Sertaneja de Notícias, da cidade de Itaporanga.
Diretor Vice-Presidente: Gilberto Ângelo Alves
- Redator e Sócio do Portal Vale Piancó Notícias, da cidade de Conceição.
Diretor Administrativo e Financeiro: Joaquim Franklin Remígio
- Jornalista, Radialista, Diretor do Portal Vale News PB, da cidade de Piancó, e representando do Jornal da Paraíba - Sistema Paraíba de Comunicação, na região.
Diretor de Comunicação: Aristóteles Clistenes Pinto Ramalho
- Radialista e Blogueiro Proprietário do Blog Ary Ramalho, da cidade de Santana dos Garrotes.
Diretor de Cultura: João Pereira Filho
- Comunicador e Diretor do Jornal ASN, da cidade de Itaporanga.
Diretor de Formação: Hugo Carneiro Chaves
- Blogueiro Proprietário do Blog Hugo Igaracy, da cidade de Igaracy.
Diretor de Relacionamento Estudantil: Pedro José da Silva
- Proprietário do Portal Piancó Online, da cidade de Piancó. 
1º Suplente: Ailton Pedro da Silva
- Presidente da Rádio Comunitária Boa Nova 87,9 FM, da cidade de Itaporanga.
2º Suplente: Edmilson Porfírio Neves
- Presidente da Rádio Comunitária Pedra Bonita 89,7 FM, da cidade de Itaporanga.
3º Suplente: José Geudiano de Sousa
- Blogueiro e Presidente da Rádio Comunitária Pedra Branca 87,9 FM, da cidade de Pedra Branca.
4º Suplente: Nena Martins
- Jornalista, Radialista, Blogueira, Apresentadora de TV, diretora da Rádio Correio do Vale e Representante do Jornal Correio da Paraíba - Sistema Correio de Comunicação, na região.
5º Suplente: Alberto Matias Cavalcante
- Blogueiro Proprietário do Blog Beto Igaracy, da cidade de Igaracy.

Nenhum comentário: