segunda-feira, 24 de março de 2014

Fátima Bezerra vê ato corriqueiro em posse; cerimonial comete gafe com presidente da OAB e causa mal estar...

A desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti, presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, assumiu no início da noite desta segunda-feira (24), o governo do Estado em solenidade simples, porém, bastante prestigiada, principalmente pelo meio jurídico. Ela destacou a importância do ato, embora considere corriqueiro o presidente do Poder Judiciário assumir o governo na ausência do governador e na impossibilidade das demais autoridades da linha sucessória assumirem.
No entanto, a posse de Fátima Bezerra acabou gerado um fato desagradável diante da gafe cometida pelo Cerimonial do Governo, percebida pela já empossa governadora em exercício, mas não tinha mais como ser reparada. Ao formar o lugar de honra, onde são colocadas as principais autoridades, que representam órgãos e instituições ligadas a solenidade, o Cerimonial esqueceu de convidar o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Paraíba, Odon Bezerra.
Por se tratar de uma solenidade que tinha como personagem principal uma autoridade do Judiciário, a presença da OAB no lugar de honra, não poderia ser esquecida. Sem ter o nome ao menos citado pelo Cerimonial, como de outras autoridades que não compuseram a mesa, mas foram lembrados, o presidente da Ordem, acabou deixando o local chateado. Depois de assinar o termo de posse, já como governadora em exercício, a desembargadora quis corrigir o erro, mas já era tarde.
Fátima Bezerra se desculpou com os presentes pelo equívoco do Cerimonial e convidou Odon Bezerra para o lugar de honra, mas o presidente da Ordem não estava mais lá. O mal estar foi inevitável. O local de honra foi formado por representante da Assembléia Legislativa, do Governo, do TRE-PB e do Ministério Público.

Nenhum comentário: