quinta-feira, 6 de novembro de 2014

TCE lança aplicativo permite que paraibanos denunciem má gestão de recursos públicos

Aplicativo permite que paraibanos denunciem má gestão de recursos públicos
Falando nisso... Foi lançado nesta quarta-feira (5), pelo conselheiro Fábio Nogueira, presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, e já está disponível para download o aplicativo 'TCE-PB Controle Social'. A ferramenta, segundo explicou o presidente da Corte de Contas, foi desenvolvida para estreitar a interatividade com os cidadãos paraibanos, que vêm sendo estimulados a participar da fiscalização dos recursos públicos.
O aplicativo 'TCE-PB Controle Social' está disponível, inicialmente, para dispositivos smartphones baseados no sistema operacional Android (Google) e pode ser baixado gratuitamente na loja virtual Google Play. A ferramenta está sendo aperfeiçoada, também, para a versão iOS (Apple), com previsão de disponibilidade para esse sistema em duas semanas.
O lançamento do aplicativo coincidiu com a presença, no Plenário Ministro João Agripino Filho, de 67 estudantes da Universidade Federal da Paraíba do curso de Direito. A ocasião teve uma motivação: segundo o conselheiro Fábio Nogueira, os universitários têm respondido satisfatoriamente ao controle social, "sem contar que esse é um público multiplicador de opinião", adendou. O aplicativo TCE-PB Controle Social' foi desenvolvido pela Assessoria Técnica do Tribunal de Contas da Paraíba - ASTEC, sob coordenação dos auditores de contas públicas Rodrigo Galvão, Rodrigo Guimarães e João Paulo da Rocha Soares.
É mais uma ferramenta de controle social que o TCE coloca à disposição do cidadão paraibano. Foi o que assegurou o conselheiro Fábio Nogueira ao explicar que o aplicativo permite aos usuários de celulares e tablets uma alternativa rápida e fácil de apresentar uma denúncia, que poderá ser enviada junto com fotos ilustrativas e georreferenciamento, de situações em que distinga malversação ou má gestão dos recursos públicos. 
As denúncias serão direcionadas à Ouvidoria do TCE-PB que, assim como se comporta com as demandas encaminhadas por outros meios, adotará os procedimentos habituais de apuração, inclusive, quando houver indícios de veracidade, a instauração de processos para o julgamento. As respostas serão encaminhadas ao denunciante através do seu endereço eletrônico.
De acordo com o conselheiro Fábio Nogueira, os aparelhos celulares e os tablets são instrumentos que os cidadãos têm sempre à mão, com utilidades diversas e chegou a ocasião de usá-los no controle social, para a fiscalização do emprego dos recursos e das políticas públicas.
A possibilidade de encaminhamento da denúncia, de qualquer lugar, a qualquer hora, acompanhada de fotográficas e vídeos do fato denunciado e até localização da ocorrência, através da câmera e do GPS do próprio dispositivo, segundo o conselheiro Fábio Nogueira, é um grande trunfo à disposição do controle social.

Nenhum comentário: