quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Capitalismo em favor dos pobres é tema de palestra em João Pessoa...

“O Capitalismo em Favor dos Pobres”. O polêmico assunto será tema de uma palestra na próxima sexta-feira (7) no auditório 412 do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em João Pessoa, a partir das 19h.
A palestra será conduzida pelos professores Rodrigo Saraiva Marinho, advogado, professor de Direito, mestre em Direito Constitucional, membro do conselho editorial do Instituto Mises Brasil e presidente do Instituto Liberal do Nordeste e Adrualdo Catão, doutor em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, professor de Filosofia do Direito, na graduação e mestrado da Ufal e diretor da Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas.
O objetivo do encontro é apresentar sugestões sobre como é possível ajudar as populações mais necessitadas por meio do livre mercado e da defesa do direito de propriedade. Os questionamentos que serão levantados levarão em consideração uma abordagem liberal, baseada na Escola Austríaca de Economia.
“È importante ter um encontro destes para demonstrar que existe uma ideia que não é nova, mas que ainda é pouco conhecida no Brasil, como o pensamento de Burke, Mises, Hayek, Rothbard e outros tantos autores. O objetivo é demonstrar que existe outro caminho que não tem o estado como provedor de tudo”, frisou o professor Rodrigo Saraiva Marinho.
Rodrigo defende que o capitalismo “nome dado pelos seus detratores ao livre mercado”, foi o único sistema que permitiu que grandes massas de pessoas saíssem da zona da pobreza em todo o mundo. “Países mais pobres que o Brasil nos anos 80 se tornaram mais ricos que nosso país, como Austrália, Nova Zelândia, Coreia do Sul, Hong Kong”, exemplificou o professor Rodrigo Saraiva Marinho.
Ele ainda vincula o desenvolvimento humano de alguns países à aplicação do livre mercado. “Os países mais desenvolvidos, com melhor Índice de Desenvolvimento Humano, são os países que contam com mais liberdade, mais livre mercado”, destacou.
A palestra foi organizada em parceira pelo Clube Farol da Liberdade e pelo Grupo de Estudos Joaquim Nabuco, com suporte da Rede Libertária, do Instituto Liberal do Nordeste e com apoio do Centro Acadêmico Manoel Mattos, da UFPB. A palestra é gratuita e aberta a qualquer pessoa que quiser participar. Os participantes terão direito a certificado.

Nenhum comentário: