sexta-feira, 24 de outubro de 2025

Após romper com prefeito Joaquim Fernandes, presidente da Câmara de Mamanguape Neto Belino fecha com Ruy Carneiro e deixa base de Hugo Motta

O presidente da Câmara Municipal de Mamanguape, vereador Neto Belino, oficializou na manhã desta sexta-feira (24) seu apoio ao deputado federal Ruy Carneiro. O posicionamento de Belino ocorre após o parlamentar romper politicamente com a gestão da prefeito Joaquim Fernandes (PSB).

Acompanhado pelo vereador Moacir Cartaxo, Neto Belino destacou que o apoio não é apenas político, mas estratégico para garantir novos investimentos e ações para Mamanguape através do mandato de Ruy em Brasília. Com a decisão, Belino deixa a base de apoio do deputado federal Hugo Motta em Mamanguape.

Veneziano consolida aliança com Cícero e grupo Cunha Lima, isola Efraim e gera ranhuras na oposição

Logo depois da entrevista na Arapun FM, onde disse que o ex-deputado federal Pedro Cunha Lima (PSD) pode figurar como vice na chapa do prefeito Cícero Lucena (MDB), o senador Veneziano (MDB) se encontrou com Pedro no restaurante Estaleiro, no Bairro do Bessa, em João Pessoa. 
A movimentação de Veneziano tem produzido efeitos colaterais importantes no tabuleiro político - especialmente sobre o senador Efraim Filho (União Brasil), que vê seu espaço encolher a cada nova articulação. As conversas avançaram a tal ponto que aliados de ambos já consideram a aliança praticamente consolidada, restando apenas o anúncio formal. Essa composição isola Efraim apenas no campo bolsonarista.
Com a movimentação, Efraim Filho vai perdendo fôlego político. Além de ver aliados migrarem para o grupo de Veneziano e Cícero, ele ainda enfrenta uma disputa interna pelo comando da federação União Progressista. Se perder essa disputa, deve buscar abrigo no PL, mantendo a pré-candidatura ao Governo, mas com uma estrutura mais segmentada e menor alcance político.
A irritação no grupo de Efraim é evidente. Em entrevista recente à Líder FM, o irmão do deputado, George Morais, externou a mágoa da família com Veneziano, que até pouco tempo era visto como aliado de primeira hora e até chegou a ser cortejado para compor a chapa majoritária do União Brasil, na vaga de Senado. A articulação de Veneziano, que passou a atuar diretamente nas bases eleitorais da família, conquistando apoio de aliados de Efraim do MDB para o projeto de Cícero, foi recebida como uma postura desrespeitosa. 
O clima é de incerteza. Ninguém sabe ainda como Efraim reagirá a esse novo cenário político que se desenha, marcado pela consolidação da aliança entre Veneziano, Cícero, Pedro e o grupo Cunha Lima - uma união que muda completamente a configuração da oposição.

Fim do nepotismo: STF libera nomeação de parentes em cargos políticos...

O plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta 5ª feira (23.out.2025) que políticos podem indicar cônjuges e familiares para cargos comissionados, como secretários municipais e estaduais, ministros de Estado, chefes de gabinete, subsecretários e diretores de órgãos públicos. Com placar de 6 a 1, a maioria considerou que cargo de confiança política não se submete às regras de proibição do nepotismo.

A discussão tem origem na Súmula Vinculante 13, aprovada pela Corte em 2008. A súmula proibiu o nepotismo na administração pública, barrando a nomeação de cônjuges, companheiros ou parentes até o terceiro grau para cargos públicos em comissão ou de confiança.

Até o momento, a maioria acompanha o relator do caso, ministro Luiz Fux, que considerou não ser possível impedir as indicações em funções políticas. Em 2008, os ministros determinaram a impossibilidade de nomeação de cônjuge, companheiro ou parentes até o 3º grau para a administração pública. No novo julgamento, os ministros analisam se a regra pode afetar nomeação em cargos como secretarias municipais, estaduais e ministérios ligados ao Executivo nacional.

Para o ministro relator, é necessário “respeitar a separação dos poderes” e garantir a autonomia dos chefes do Executivo para indicar livremente pessoas para cargos de confiança, desde que respeitada a legislação. “Não configura nepotismo a nomeação de parentes para os cargos de natureza política, desde que verificada a inexistência de fraude à lei caracterizada pela ausência de qualificação técnica ou idoneidade moral inerente ao cargo”, afirmou.

CASO CONCRETO - No caso analisado, os ministros julgaram um recurso extraordinário do governo do Rio de Janeiro contra decisão do TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo) que havia derrubado uma lei municipal de Tupã (SP). A norma permitia a nomeação de cônjuges e parentes para cargos comissionados na prefeitura. Durante o julgamento, o ministro Alexandre de Moraes defendeu uma limitação: que a permissão valesse apenas para cargos de 1ª escolha –isto é, aqueles diretamente vinculados à confiança pessoal e política da autoridade nomeante.

Cícero ganha disputa com Efraim, terá apoio do grupo Cunha Lima e Pedro na vice; Deixado ao 'relento', o Clã Morais já ensaia discurso de "traição" dos Cunha Lima

O prefeito Cícero Lucena (MDB) já ganhou a disputa com o senador Efraim Filho (UB) em torno do apoio do grupo Cunha Lima, na corrida pelo governo em 2026. O ex-senador Cássio teria dobrado as resistências do ex-deputado federal Pedro, que deve ser o candidato a vice-governador de Cícero. 
Deixado ao relento, o Clã Morais já tem um discurso pronto para a "traição" ou "rompimento", como queiram, que deverá sofrer da família Cunha Lima. Além de ter figurado ao lado de Pedro na eleição de 2022, Efraim tem salvado a gestão Bruno Cunha Lima com vultuosos recursos enviados à Campina Grande. 
Pedro teria sido convencido de que é melhor para sua imagem a aliança de centro-esquerda com Cícero e Veneziano do que a aliança bolsonarista de Efraim. Uma chapa de deputado federal com Mersinho Lucena, Wellington Roberto e Romero Rodrigues, também pesou. Pedro não teria como contrariar o maior interesse de Gilberto Kassab que é aumentar bancada federal que rende maior fundo partidário.  De sobra, o PSD ainda terá o candidato a vice-governador. 
Outro fator com forte influência a decisão teria sido a mudança da conjuntura político nacional, gerando perspectiva plausível de reeleição do presidente Lula (PT). No jogo de estratégias políticas, Veneziano passaria a ser mais importante do que Efraim Filho. Nas avaliações locais, o sentimento é que a aliança com Cícero dá volume à oposição, produzindo um fato imediato para além da consolidação da chapa, que é, em tese, criar, para a propaganda, uma perspectiva de vitória desde o início da campanha.
Para o prefeito Cícero, a aliança com o grupo Cunha Lima é essencial para o projeto de candidatura porque produz a sensação de força majoritária nos dois maiores colégios eleitorais do Estado (João Pessoa e Campina Grande), produzindo impacto significativa nos grupos de oposição em todo o Estado.

com Josival Pereira

quinta-feira, 23 de outubro de 2025

Efraim Filho confirma saída de Taciano Diniz do União Brasil rumo ao MDB: “Ele já me comunicou”

O senador Efraim Filho (União Brasil) confirmou nesta quarta-feira (22), que o deputado estadual Taciano Diniz já sinalizou a intenção de deixar o União Brasil para se filiar ao MDB, legenda que articula um novo palanque para as eleições de 2026 com o prefeito João Pessoa, Cícero Lucena como pré-candidato ao Governo da Paraíba.
“Taciano já havia me comunicado sobre isso. Ele tem uma relação absolutamente estreita com Veneziano e acho natural esse movimento, especialmente agora, com a divisão de palanques e o afastamento de Veneziano do projeto governista”, afirmou Efraim, durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, da rádio Arapuan FM.
A possível migração de Taciano ocorre no momento em que o MDB consolida sua estratégia eleitoral para 2026. O partido oficializou nesta semana o retorno de Cícero Lucena, que disputará o Governo do Estado com apoio do senador Veneziano, presidente da sigla na Paraíba. Taciano confirmou ontem que recebeu o convite para se filiar ao MDB: “Recebi o convite do senador Veneziano, que é um grande parceiro e tem feito muito pela Paraíba. Mas só na janela partidária poderemos avaliar com clareza”, disse.
Taciano, que possui base política no município de Itaporanga e cidades da região, no Sertão paraibano, é visto como peça-chave para o MDB ampliar sua presença no interior e equilibrar forças com a base do governador João Azevêdo (PSB). A movimentação também evidencia um realinhamento político entre parlamentares que buscam maior espaço em 2026.
Apesar das tratativas, qualquer mudança partidária só poderá ser formalizada durante a janela de filiações, entre março e abril de 2026, período legal para troca de partido por parlamentares com mandato eletivo. Nos bastidores, o afastamento de Taciano do União Brasil é visto como mais um reflexo da fragmentação interna da federação União–Progressista na Paraíba, que ainda não definiu sua direção local para o próximo pleito estadual.

quarta-feira, 22 de outubro de 2025

Aguinaldo afirma que ida de Cícero para oposição representa atraso: “Só tem projeto próprio”

O deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) voltou a comentar nesta quarta-feira (20), o rompimento político com o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP). Durante entrevista concedida em Brasília ao programa Hora H, da rádio Pop FM, o parlamentar classificou a decisão do gestor da capital, de se aproximar da oposição, como um “atraso”.
“Cada um escolhe o seu caminho, não estou preocupado com isso. Para mim já é passado. Isso já representa o atraso e essa posição para mim é uma posição de atraso, porque aqueles que estavam dentro do projeto e estão querendo se aliar com quem ficou contra esse projeto de avanço da Paraíba, é porque quer o atraso da Paraíba”, afirmou o parlamentar.
Aguinaldo também criticou o que chamou de “projetos pessoais”, destacando que o prefeito de João Pessoa estaria priorizando interesses próprios em vez de pensar no desenvolvimento coletivo. “Só tem projeto próprio, não tem projeto de grupo. Está pensando em projeto pessoal. E aí, projeto pessoal a qualquer custo, você se junta com quem quiser, sem ter justificativa para nada”, declarou.
O deputado fez questão de reforçar que o foco de seu grupo político continua sendo o trabalho e a continuidade do projeto de desenvolvimento em curso no estado. “Eu não trato mais desse tema. Nós estamos focados. É passado e é atraso, atraso para João Pessoa, atraso para Paraíba. A gente sabe a importância do Governo do Estado com investimentos para João Pessoa, o que eu coloquei para João Pessoa, investimentos na saúde, em áreas importantes, em infraestrutura. Daniela colocou investimentos. Nós estamos muito tranquilos em relação a isso”, destacou.
No fim da entrevista, Aguinaldo ressaltou que segue dedicado às pautas de interesse dos paraibanos. “Nós temos um projeto, temos uma Paraíba para cuidar e o mandato é até o final do ano que vem. Então, tem gente que infelizmente, ao invés de estar cuidando, está fazendo campanha. A gente está trabalhando, como eu estou aqui em Brasília, trabalhando pelos paraibanos”, concluiu.

TCE publica amanhã aposentadoria de Fernando Catão e dá início oficial a disputa por nova vaga na Corte

Foi assinada hoje pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), conselheiro Fábio Nogueira, e será publicada no Diário Eletrônico nesta quinta-feira (23), Portaria nº 265/25 que concede aposentadoria por tempo de contribuição ao conselheiro Fernando Catão - que completa 75 anos de idade amanhã atingindo assim o limite de idade para exercício do cargo. 
A saída de Catão provoca nova corrida para vaga que pertence à Assembleia Legislativa da Paraíba. A Casa fará três indicações de assentos na Corte. A primeira se deu no primeiro semestre deste ano e foi ocupada por Alanna Galdino, filha do deputado estadual Adriano Galdino, com a aposentadoria de Arthur Cunha Lima.
Para essa vaga de Fernando Catão, quatro nomes já estão no páreo: Adriano Galdino, Tião Gomes – que perdeu a chance da primeira indicação por insegurança jurídica agora sanada, mas que disse abrir mão para o presidente da ALPB, Branco Mendes, Taciano Diniz e o nome que tem as bênçãos do governador João Azevêdo, o ex-deputado Deusdete Queiroga.

Governador Lucas Ribeiro inaugura rodovia PB-378 que liga às cidades de Serra Talhada e Triunfo, por meio de Santa Cruz da Baixa Verde (PE).

O governador em exercício Lucas Ribeiro esteve, na manhã desta quarta-feira (22), em Manaíra, Alto Sertão paraibano, ocasião em que entregou à população do município a rodovia estadual PB-378, um sonho de mais de 50 anos e que vai trazer desenvolvimento social e econômico para a região, já que fará a interligação da Paraíba a municípios estratégicos de Pernambuco, como Serra Talhada e Triunfo, por meio de Santa Cruz da Baixa Verde. Com 9 quilômetros de extensão, a estrada recebeu investimentos superiores a R$ 27,3 milhões do Tesouro estadual. Lucas entregou, ainda, a pavimentação asfáltica de 15 ruas de Princesa Isabel e o abastecimento d’água da Comunidade Catolé, em Juru.

A entrega da PB-378 vem consolidar ainda mais a modernização e a ampliação da Infraestrutura rodoviária estadual, com benefícios imediatos: redução no custo do transporte, aumento na qualidade de vida da população e conforto e segurança para os usuários da rodovia. Outro destaque da intervenção foi a construção da ponte sobre o Riacho Arara, livrando a população definitivamente do isolamento em períodos chuvosos — a ponte tem 90 metros de comprimento.

Lucas destacou que a entrega da PB-378 à população de Manaíra e região demonstra o compromisso do Governo com toda a Paraíba. “É uma grande alegria iniciar esse segundo dia de entregas, aqui na região no Sertão, com essa belíssima estrada para Manaíra, uma prova de que não existem mais na Paraíba lugares que não fazem parte do mapa, que eram invisíveis. Cuidar de cada paraibano, de cada paraibana, em qualquer lugar desse Estado, é um compromisso da nossa gestão que tem sido cumprido e que será cada vez mais fortalecido”, disse.

Travessias de Princesa — Logo em seguida, Lucas Ribeiro se dirigiu de Manaíra até o município vizinho de Princesa Isabel, ocasião em que fez a entrega da pavimentação asfáltica de 15 ruas, com investimentos que ultrapassam os R$ 4 milhões. A solenidade teve ainda a presença do secretário-executivo de Cooperação com os municípios, Erivonaldo Alves, prefeito Garrancho, ex-prefeito Ricardo Pereira e demais prefeitos e lideranças da região.

Um dia após oficialização de João no comando do PSB, Gervásio pede para tirar seu nome da nova direção e cresce rumores de que deve deixar o partido

O deputado federal Gervásio Maia (PSB) pediu, nessa terça-feira (21), a retirada do seu nome da nova composição da direção estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB) da Paraíba. Foi o que ele revelou em entrevista ao Portal MaisPB, em Brasília, durante a abertura do Fórum Nacional do Comércio. O gesto acontece um dia depois de o governador João Azevêdo (PSB) ser oficializado no comando do partido na Paraíba pela direção nacional do PSB, sucedendo Gervásio na presidência da sigla.
“Inclusive hoje tive uma reunião muito boa com o presidente da Fundação João Mangabeira, Carlos Siqueira, conversei com a equipe do nosso presidente João Campos e pedi, inclusive, que meu nome fosse retirado da executiva do partido, nós estamos em outra missão nesse momento em Brasília numa dedicação muito forte e não vou ter como me dedicar as atividades partidárias e pedi a retirada do nosso nome da composição”, informou Gervásio.
Apesar da decisão de sair da executiva estadual, Gervásio negou desconforto político, mas admitiu estar “muito preocupado com alguns movimentos políticos”. Ele disse já ter relatado essas preocupações ao governador João Azevêdo e a outros integrantes da base de aliança.

Saída do PSB

Gervásio Maia afastou momentaneamente o desejo de deixar o PSB” “Não quero pensar sobre isso (saída) enquanto restar esperança no meu coração, numa casa que me acolheu muito bem e que tenho sido muito feliz nessa casa. Tive a oportunidade de liderar a bancada, tenho sentimento de gratidão muito forte. Carlos Siqueira sempre teve muita atenção com a Paraíba. (Fico.) Enquanto restar o mínimo de esperança no meu coração para que nosso partido saia fortalecido, até por dever de justiça. Não seria justo se depois da eleição que o PSB não tivesse um resultado a altura o que tem representado para os paraibanos”, argumentou. Veja abaixo...

Sem clima na base de Cícero, vereadora (2ª mais bem votada na Capital) Jailma Carvalho anuncia que passa a integrar a oposição ao prefeito

Segunda vereadora mais bem votada na Capital em 2024, quando obteve 10.127 votos (apenas 193 menos que o primeiro ligar Guga Pet), a vereadora Jailma Carvalho (PSB) disse nesta terça-feira (22), durante entrevista na BandNews FM João Pessoa, que vai deixar a bancada de situação ao prefeito e pré-candidato ao governo da Paraíba, Cícero Lucena (MDB) e integrar a oposição.
Segundo a socialista, não há mais ‘clima’ para o partido permanecer após o chefe do Executivo pessoense se filiar ao partido do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), principal opositor do governador João Azevêdo (PSB).
“Com a minha decisão, não há clima para o PSB continuar na bancada de situação. Diante desse cenário, Cícero se filiou ao MDB, partido que é oposição ao governador João e praticamente um concorrente direto, já que será candidato ao Senado”, disse. Jailma teve como padrinho na disputa de 2024 o secretário de Estado da Administração, Tibério Limeira - pré-candidato a deputado estadual.

Adriano Galdino fará grande festa sábado em CG para celebrar aniversário e convidou: Hugo, Efraim, Daniella, Veneziano, Lucas, RC, Cássio e Cícero...

Por Arimatéa Souza - O deputado-presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (Republicanos), promoverá no próximo sábado (21), em Campina Grande, a comemoração, transcorrido no dia ontem (20). 
Na sessão de ontem da ALPB, Galdino elencou alguns de seus convidados: o presidente da Câmara Federal, Hugo Motta (Republicanos), os três senadores (Efraim Filho, Daniella Ribeiro e Veneziano Vital), o governador em exercício Lucas Ribeiro (PP), os ex-governadores Ricardo Coutinho (PT) e Cássio Cunha Lima (PSD), bem como o prefeito pessoense Cícero Lucena (MDB). 
A festa será no antigo 'Vale do Jatobá'. Historicamente falando, ainda bem que não será 'Clube Campestre'... Só haverá um discurso - o do próprio aniversariante.  

terça-feira, 21 de outubro de 2025

Pró-Paraíba: Partidos Avante, Agir, PDT, PV, Rede, Cidadania e DC, anunciam bloco conjunto visando a eleição de 2026

Sete partidos políticos se reuniram nesta terça (21) e anunciaram a formação do bloco “Pró-Paraíba”, com vistas às eleições de 2026. A iniciativa busca promover a união entre legendas e discutir estratégias para o futuro político do estado.
Participaram do encontro os partidos Avante, Agir, PDT, PV, Rede, Cidadania e DC. O Presidente do Agir no Estado, Flávio Moreira, disse que a união dos partidos visa uma união em todas às frentes. “A ideia é que possamos nos unir em prol de uma discussão visando a Paraíba, fortalecendo esses partidos, tanto na discussão majoritária, como também nas Casas Legislativas, equiparando as nominatas, para que possamos eleger representantes”, disse.
Flávio também afirmou que existe a pretensão da entrada de mais cinco partidos a esse bloco e que mesmo que não existam pontos de convergência entre todos os apoios, a intenção é de união total entre os membros. “Poderemos ter a entrada de mais cinco legendas ao bloco, com o intuito de discutir o que é interessante para os partidos e verificar pontos de convergência em busca de uma união total”.

Governador em exercício Lucas Ribeiro inaugura estrada PB-378, trecho Manaíra-Santa Cruz da Baixa Verde/PE, e outras obras nesta quarta-feira

O governador em exercício Lucas Ribeiro entrega, nesta quarta-feira (22), obras de mobilidade urbana nas cidades de Manaíra e Princesa Isabel. Além disso, o gestor também inaugura o abastecimento d’água completo do Sítio Catolé, em Juru, e ainda visita diversas ruas para implementação de Projeto de Pavimentação Asfáltica, em Matureia.
Pela manhã, às 9h, na Ponte sobre o Riacho Arara, no município de Manaíra, Lucas Ribeiro entrega a estrada PB-378 (trecho Manaíra-Santa Cruz da Baixa Verde/PE). Já às 10h, em Princesa Isabel, ele inaugura a pavimentação asfáltica de diversas ruas, fruto de convênio do Governo da Paraíba com a Prefeitura Municipal. As obras proporcionam melhoria da mobilidade urbana, aumento da segurança para os que passam pelas vias e estímulo ao desenvolvimento econômico.
Ao meio-dia, em Juru, o governador em exercício entrega o abastecimento d’água completo do Sítio Catolé (às margens da PB-306 que liga Juru a Tavares), beneficiando os moradores da região, que terão acesso à água de boa qualidade e melhores condições de vida. Logo após, às 15h, Lucas Ribeiro visita diversas ruas para implementação de Projeto de Pavimentação Asfáltica, na cidade de Matureia.

Em JP, ex-vereador adere a Cícero menos de um mês depois de irmão ser nomeado no gabinete de João

O prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Governo da Paraíba, Cícero Lucena (MDB), recebeu nesta terça-feira (21) o apoio de um grupo político formado por 20 filiados ao PDT, que juntos somaram 33 mil votos nas eleições de 2024 para a Câmara Municipal.
O grupo é liderado pelos vereadores Marcus Vinícius e João Almeida, ambos com assentos na Câmara, e inclui o ex-vereador Júnio Leandro, irmão do ex-presidente estadual do PT, Jackson Macêdo.
Jackson foi nomeado no mês passado para o gabinete do governador João Azevêdo (PSB), de quem Cícero até pouco tempo era aliado, antes do prefeito romper para disputar o governo pela oposição.
O movimento acontece logo também após o presidente do PDT na Paraíba, o advogado Marcos Ribeiro, ser nomeado secretário executivo de Administração do estado por João Azevêdo.

Ministro do STF Dias Toffoli derruba eleição do presidente da Câmara de Taperoá por configurar terceiro mandato consecutivo no comando da Casa

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), cassou, nesta terça-feira (21), a decisão da Terceira Câmara Especializada Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba que havia autorizado a eleição do vereador Ailton Paulo de Souza ao cargo de presidente da Câmara Municipal de Taperoá, no Cariri Paraibano. 
A decisão atende ao recurso ingressado pelo também vereador George Doutorzinho. O parlamentar argumentou junto ao STF que Dr. Ailton estava indo para o terceiro mandato à frente do Poder Legislativo Municipal. A tese foi acatada pelo ministro relator.
“Ao se permitir a reeleição sucessiva de Ailton Paulo de Souza ao cargo de Presidente da Câmara Municipal ao terceiro biênio consecutivo, o ato reclamado implicou violação ao que estabelecido no julgamento das ADIs 6688/PR, 6698/MS, 6714/PR e 7016/MS, que assentaram a impossibilidade de reeleição ilimitada ao mesmo cargo da mesa diretora do Poder Legislativo”, decidiu Toffoli.
“Ante o exposto, julgo procedente a reclamação para cassar a decisão proferida pela Terceira Câmara Especializada Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba nos autos do Processo no 0801480-67.2024.8.15.0091, restabelecendo o pronunciamento do juízo de primeiro grau em que apreciado o pedido de medida liminar".

A decisão do TJPB
O desembargador Carlos Eduardo Leite Lisboa permitiu, no final do ano passado, o vereador Ailton Paulo de Souza de participar das eleições da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Taperoá, programadas para o dia 1º de janeiro de 2025.
No 1º Grau, o juízo plantonista havia concedido integralmente a liminar solicitada que pedia o indeferimento da candidatura de Ailton. Insatisfeito, o vereador Ailton de Souza recorreu por meio de Agravo de Instrumento, buscando a reforma da decisão.

com Wallison Bezerra/MaisPB

segunda-feira, 20 de outubro de 2025

Dra. Paula admite traição de Zé Aldemir, mas não na política: "Como marido, sim. Agora como político, ele nunca traiu ninguém"

A deputada estadual Dra. Paula (PP) surpreendeu durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira (20) ao admitir uma traição pessoal do marido, o ex-prefeito de Cajazeiras Zé Aldemir (PP). A declaração foi dada durante o anúncio da mudança de planos políticos do ex-gestor, que desistiu de disputar uma vaga na Câmara Federal para concorrer novamente a uma cadeira na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) nas eleições de 2026.

“Traição não existe no calendário de José Aldemir na política. Como eu disse na rádio: trair ele me traiu, ele me traiu. Como marido, ele me traiu. Agora, como político, ele não traiu. Ele nunca traiu ninguém”, afirmou Dra. Paula.

A decisão de Zé Aldemir deve impactar diretamente o projeto de reeleição do deputado estadual Júnior Araújo (PSB). Em 2024, os dois grupos firmaram uma aliança que resultou na eleição da prefeita Socorro Delfino, em Cajazeiras. Pelo acordo, Socorro apoiaria Júnior Araújo para estadual e Zé Aldemir para federal.

Com a mudança de planos, o cenário político de Cajazeiras tende a se redesenhar e colocará os dois grupos em campos opostos na disputa de 2026.

Ao lado da prefeita de Cajazeiras e aliados, Zé Aldemir anuncia que vai disputar mandato de deputado estadual e decisão acaba prejudicando Júnior Araújo

O ex-prefeito de Cajazeiras, Zé Aldemir (PP), confirmou, em coletiva de imprensa no início da noite desta segunda-feira (20), na sede da CDL, que será candidato a deputado estadual nas eleições nas de 2026. Ele estava acompanhado da esposa deputada Drª Paula, prefeita de Cajazeiras Corrinha Delfino e da bancada de vereadores e aliados. 
Essa decisão de Zé Aldemir acaba prejudicando o deputado estadual Júnior Araújo (em vias de filiação ao Grupo Ribeiro) que esperava uma dobradinha entre ele e o ex-prefeito. Inicialmente pré-candidato a deputado federal, Aldemir abriu mão da disputa pela Câmara após análises internas e diante do baixo desempenho de sua pré-campanha, num cenário que promete ser um dos mais competitivos dos últimos anos.
A mudança de planos do ex-prefeito deve impactar diretamente o projeto de reeleição do deputado estadual Júnior Araújo (PSB). Em 2024, os dois grupos políticos firmaram aliança que resultou na eleição da prefeita Socorro Delfino, em Cajazeiras. Pelo acordo, Socorro apoiaria Júnior Araújo para estadual e Zé Aldemir para federal.
Presente na coletiva de Zé, Socorro já deu o primeiro sinal de que deve caminhar ao lado do ex-prefeito no pleito do próximo ano. A divisão da gestão ocasionará um desgaste iminente entre os dois grupos. Com a nova decisão, a configuração política no Alto Sertão muda novamente, acirrando ainda mais a disputa por bases eleitorais na região.
Em 2024, Araújo rompeu com o governador João Azevêdo (PSB) para apoiar a candidatura de Corrinha Delfino (PP), candidata de José Aldemir, à Prefeitura de Cajazeiras - ela acabou eleita com o apoio do grupo.

Governador em exercício Lucas Ribeiro cumpre agenda nesta terça-feira nas cidade de Aguiar, Boa Ventura e Conceição com visitas e inaugurações de obras

O governador em exercício Lucas Ribeiro (PP) cumpre agenda administrativa na região do Vale do Piancó, nesta terça-feira (21), com inauguração e inspeção de obras nos municípios de Aguiar, Boa Ventura e Conceição. 
Ele desembarca no aeródromo de Itaporanga e, logo seguida, segue para o município de Aguiar aonde às 9h30 visita as obras da Creche Municipal Darcy Alves de Lacerda; visita às obras da Escola Municipal Martinho Batista Guedes; e, por fim, visita as obras da Escola Cidadã Integral Agenor Mendes Pedrosa.
Ás 11h30, já na cidade de Boa Ventura, Lucas Ribeiro visita as obras da Creche Municipal Professora Doralice Lopes; em seguida, inaugura a Escola Municipal Emília Diniz Alvarenga, localizada às margens da PB-386, na entrada da cidade.
Depois, o governador Lucas Ribeiro segue para Conceição onde cumpre seguinte agenda: às 15h, entrega da Passagem Molhada do Sítio Roçado (na estrada que liga Conceição à Bonito de Santa Fé); às 16h faz Assintura da Ordem de Serviço de Implantação da Pavimentação do Acesso ao Distrito de Montevidéo; às 17h inauguração da Escola Estadual de Ensino Médio José Heitor Souza Mangueira, e Abastecimento D'Água Completo do Distrito  Cabaças dos Martins

Santiago diz que Republicanos quer manter presidência da ALPB e orientou Wilson Filho entrar na disputa: ‘Decisão dele’

O deputado federal Wilson Santiago (Republicanos) disse, nesta segunda-feira (20), em entrevista no Arapuan Verdade, que o seu partido vai trabalhar para continuar ocupando a presidência da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), que atualmente tem o deputado estadual Adriano Galdino no cargo.
De acordo com Santiago, o partido almeja manter a presidência da Casa, mas esse é um assunto que precisa ser discutido após a eleição do próximo ano. “Primeiro tem que se eleger deputado, para depois disputar a presidência”, disse.
Durante a entrevista, o parlamentar admitiu que seu filho deputado Wilson Filho na disputa, mas ressaltou que existem outros pretendentes no páreo. Santiago revelou ter orientado o filho a aceitar a disputa, caso seja convidado. “É uma decisão dele”, arrematou.
Nos bastidores, os nomes dos deputados Wilson Filho e Felipe Leitão aparecem cotados para disputar a presidência da Assembleia Legislativa pelo Republicanos. Felipe, inclusive, já lançou o nome pelo grupo liderado por Adriano Galdino.

Wilson Santiago não confirma voto em Lucas, mas diz que entendimentos estão avançados: ‘Buscando o consenso’

O deputado federal Wilson Santiago (Republicanos) disse, nesta segunda-feira (20), em entrevista ao Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM, que o apoio ao projeto do vice-governador Lucas Ribeiro (PP) em disputar o governo do Estado em 2026 ainda não está totalmente sacramentado. 
Santiago pontuou que em sendo candidato do partido, Lucas terá o seu apoio. Ele ressaltou que o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (Republicanos), ainda se coloca como candidato a governador, e por isso a legenda precisa buscar um consenso.  “Estamos trabalhando para isso”, disse.
De acordo com Santiago, apesar de ainda não ter um desfecho os entendimentos estão bastante adiantados. “Acredito que uns 70% resolvido”, afirmou. O parlamentar lembrou que é importante a unidade partidária para a vitória e continuidade do projeto do governador João Azevêdo (PSB).

Ao lado de Veneziano e aliados, Cícero Lucena confirma filiação ao MDB e pré-candidatura ao Governo: "Voltando para casa"

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, anunciou nesta segunda-feira (20) que irá se filia​r ao MDB para disputar o Governo da Paraíba nas eleições de 2026. Ao lado do senador Veneziano Vital do Rêgo, Cícero afirmou estar “voltando para casa”, em referência à sua trajetória política na legenda, pela qual já exerceu importantes cargos - como governador, senador e ministro da República.
O anúncio foi feito durante um café da manhã em João Pessoa, que reuniu Veneziano, o deputado federal Mersinho Lucena, o deputado estadual Anderson Monteiro, o superintendente do DNIT na Paraíba e ex-deputado Arnaldo Monteiro, além da vereadora campinense Pâmela Vital do Rêgo e outras lideranças emedebistas. O ato de filiação está marcado para o dia 7 de novembro. Cícero adiantou que aceitou o convite para retornar ao partido com o propósito de “fazer o melhor pela Paraíba e pelo seu povo”.

“Em nome do senador Veneziano e de todos os membros do MDB, informo que, visando à construção de um Estado mais justo, humano, solidário e inclusivo, retorno ao partido para somar esforços com meus colegas. Juntos, almejamos edificar o futuro que a Paraíba tanto anseia. Agradeço a Veneziano e a todos os companheiros que confiam em nosso trabalho, dedicação e ação, especialmente em nossa disposição de servir ao bem comum”, declarou o prefeito.
O senador Veneziano Vital do Rêgo, que falou em nome do partido, destacou que o retorno de Cícero Lucena ao MDB contou com o aval do presidente nacional da legenda, Baleia Rossi, e representa um momento de fortalecimento político da sigla no estado. “É com grande satisfação que recebemos de volta a esta casa, que é de todos nós e que representa quatro grandes referências do MDB, nossos amigos. Este projeto, no qual o partido deposita confiança, é motivo de grande expectativa”, afirmou Veneziano.

Ricardo Barbosa admite insatisfação no PSB por Gervásio Maia não "abrir espaço pra ninguém” e diz que nos próximos 15 dias decidirá se deixa a sigla

Suplente de deputado federal, presidente da Companhia Docas da Paraíba e dirigente do PSB, Ricardo Barbosa revelou nesta segunda-feira (20) o verdadeiro motivo da desavença política com o deputado federal Gervásio Maia (PSB): "ele não abre espaço pra ninguém".
Barbosa relatou ainda que houve momentos de tensão em reuniões internas e criticou a postura de Gervásio Maia por, segundo ele, não ceder a vaga e dificultar o crescimento do grupo. “Não estou dizendo que vou deixar o partido, mas é difícil falar em crescimento se o próprio PSB não abre espaço pra ninguém. Como é que o partido quer crescer e eleger dois deputados se, no passado, com o governador na caneta e toda estrutura, só conseguimos eleger um?”, questionou.
Nas eleições de 2022, Ricardo Barbosa teve 63.777 votos ficando na primeira suplência mas sendo um fator determinante para a eleição de um deputado federal pelo partido, sem o qual Gervásio com 69.405 não teria sido eleito. 
Com um quociente eleitoral de 182,5 mil votos, nenhum dos 12 deputados federais da Paraíba se elegeu com os próprios votos em 2022. Se a tal “calda” se mostra tão essencial para que partidos políticos elejam suas bancadas, após o fim das coligações para chapas proporcionais, nada mais justo que dar espaços a quem deu votos.
Na entrevista ao programa Ô Paraíba Boa (100,5 FM), nesta segunda-feira (20), Ricardo Barbosa informou que, nos próximos 15 dias, decidirá se deixa o PSB. Ele é pré-candidato a uma vaga na Câmara Federal em 2026 e deixará a Companhia Docas até abril. Se deixar vai analisar filiação ao PP ou Republicanos. 

 

Cícero participa de evento em Guarabira ao lado da prefeita Léa e da deputada Camila Toscano, de quem deve receber apoio nos próximos dias

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, esteve em Guarabira neste domingo (19) participando de um evento voltado para as crianças, promovido pela Prefeitura Municipal. A presença do gestor da Capital na cidade do Brejo paraibano acendeu o alerta no campo da oposição paraibana e movimentou os bastidores da política regional.
A atividade, realizada em comemoração ao Dia das Crianças, contou com a participação da prefeita Lea Toscano e da deputada estadual Camila Toscano, que receberam Cícero de forma destacada, reforçando sinais de uma possível aliança política. “Agradecer as queridas Lea Toscano, prefeita de Guarabira, e a Camila Toscano, deputada estadual, pelo convite para participar da Festa das Crianças da Cidade”, afirmou Cícero Lucena, em publicação nas redes sociais.
Nos bastidores, aliados avaliam que o gesto representa mais do que uma visita institucional. A aproximação entre Cícero e o grupo político comandado por Lea e Camila Toscano já é dada como certa, e o apoio oficial ao prefeito de João Pessoa deve ser anunciado nos próximos dias. A movimentação é vista como estratégica para fortalecer a base de Cícero em regiões-chave do interior, ao mesmo tempo em que levanta uma interrogação na relação dos Toscanos com o grupo Cunha Lima, que ainda mantém pré-candidatura, com o nome de Pedro Cunha Lima na disputa.
Além disso, a prefeita Léa Toscano é filiado ao União Brasil o que enfraquece a candidatura do senador Efraim Filho. 

Fantástico: ex-esposa acusa ex-senador Ney Suassuna de fraude com documentos falsos em cartório

A empresária Raquel Otila, ex-esposa de Ney Suassuna (Republicanos), suplente do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), denunciou à Polícia Civil do Rio de Janeiro o uso de documentos falsificados supostamente assinados em seu nome.
O caso foi revelado neste domingo (19) em uma reportagem do programa Fantástico, da TV Globo, que mostrou um esquema de fraudes em cartórios no Rio envolvendo vendas irregulares de bens e falsificações de assinaturas.
Segundo Raquel, cinco documentos foram forjados — quatro procurações e um contrato — enquanto ela vivia em Portugal, entre 2020 e 2021. Um documento da Polícia Federal apresentado por ela comprova sua ausência do Brasil nas datas em que os papéis teriam sido assinados presencialmente. Os documentos estariam relacionados à partilha de bens após o fim do casamento com o ex-senador.
Na semana passada, o Ministério Público denunciou Ney Suassuna e uma funcionária de cartório por falsificação de documento público, mas a Justiça rejeitou a denúncia por falta de provas. O MP ainda pode recorrer. A Corregedoria Geral da Justiça do Rio investiga o cartório e a tabeliã Fernanda Leitão, responsável por reconhecer as assinaturas.
Suassuna negou envolvimento nas fraudes em depoimento à polícia e informou que pretende processar Raquel por denunciação caluniosa. Ele não quis conceder entrevista à reportagem do Fantástico.

domingo, 19 de outubro de 2025

Se recuperando de cirurgia, ex-prefeito Fábio Arruda recebe visita do amigo ex-prefeito Miguelzinho

O ex-prefeito de Boa Ventura, Fábio Arruda recebeu na manhã deste domingo (19), em sua residência na Capital Paraibana, a visita do também ex-prefeito Miguelzinho Estanislau que foi deixar seu abraço ao amigo que está se recuperando de intervenção cirúrgica que passou nos dias atrás. 

Ao lado da esposa, Drª Ivete, Fábio teve auspiciosa conversa com Miguelzinho - colocando o papo em dia sobre variados assuntos, pessoais, em particular, mesmo que políticos não deixem de falar sobre política e agradeceu ao amigo de longas data a gentiliza da visita.

Ainda no início dos anos 2000, quando Fábio esteve como prefeito Miguelzinho esteve como vereador e presidente da câmara de Boa Ventura. 

Em Igaracy: Wellington Roberto recebe apoio do prefeito Ednaiton Sabino, do ex-prefeito Lídio Carneiro, do vice-prefeito e vereadores da base

O deputado federal Wellington Roberto cumpriu agenda neste sábado em Igaracy, no Vale do Piancó. Pré-candidato à reeleição, Wellington recebeu apoio do grupo político do prefeito Ednailton Sabino (PSB) e do ex-prefeito Lídio Carneiro (PSB) para as eleições de 2026.
Wellington Roberto reafirmou o compromisso com o município. "Estive hoje na cidade de Igaracy ao lado do prefeito Ednailton, do ex-prefeito Lídio, do vice-prefeito e dos vereadores, firmando meu compromisso de continuar trabalhando e ajudando ainda mais o município", disse.
Além de Ednailton Sabino e Lídio Carneiro, estiveram presentes na reunião, O vice-prefeito Francisco Rubens (Republicanos), os vereadores Fabiano de Salete (Republicanos), Gerando Regina (Republicanos), Kadó (Republicanos), Júlio César (Republicanos) e Irmão Damião Clementino (PT), e os secretários Hugo Carneiro (Controladoria Geral), Adriano Moura (Chefia de Gabinete), Antônia Batista (Educação) e Daura Santos (Agricultura). 

Cícero vai a evento em Bayeux após Felipe Leitão “zerar o jogo” sobre 2026, mas deputado nega encontro com prefeito

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (sem partido), participou neste sábado (18) da festa do Dia das Crianças realizada pelo influenciador Alê Oliveira com a presença da prefeita de Bayeux, Tacyana Leitão (PSB), e do deputado estadual Felipe Leitão (Republicanos). 
Cícero, que é pré-candidato ao governo, circulou no evento ao lado de lideranças locais. A ida a Bayeux causou repercussão por ocorrer logo após o recuo de Felipe nas conversas com o vice-governador Lucas Ribeiro (PP), nome da base do governador João Azevêdo, a qual o Republicanos faz parte.
Felipe Leitão, entretanto, rechaçou na noite de ontem ter se encontrado com Cícero durante o evento. “Não encontrei o prefeito na festa, que era também do influenciador Alê Oliveira. Estive apenas prestigiando o evento, que não tem relação com a Prefeitura”, afirmou o deputado.
Felipe explicou que Cícero chegou após sua saída e da prefeita Tacyana, tendo sido recepcionado exclusivamente por Alê Oliveira, aliado histórico do prefeito. Durante a festa, o parlamentar registrou presença apenas ao lado do deputado federal Mersinho Lucena (PP).