segunda-feira, 4 de novembro de 2024

Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra troca PSDB pelo PSD de Kassab e intensifica aproximação com Lula

Na edição deste domingo (3) do jornal O Globo, o colunista Lauro Jardim cravou a saída da governadora Raquel Lyra do PSDB e o seu embarque no PSD. De acordo com ele, o movimento já teria sido acertado com a legenda tucana. Na eleição municipal desde ano, sob o comando de Raquel, o PSDB elegeu 32 prefeitos em Pernambuco, já o PSD garantiu 20.

Desde a entrada do PSD na base de Raquel Lyra, sua filiação ao partido comandado por André de Paula no estado vem sendo cogitada. No entanto, ela não precisa trocar de sigla neste momento, já que só disputa em 2026. Ela é a primeira mulher a governar o estado de Pernambuco.

Uma ida para o PSD deixaria Raquel mais próxima de Lula, considerando que o partido é base do petista no Congresso e ocupa a Esplanada dos Ministérios com três pastas, mas flerta com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), virtual candidato a presidente da República daqui a dois anos.

O PSD foi o partido que mais elegeu prefeitos(as) nas eleições deste ano: 891 eleitos(as). Raquel Lyra, que também foi prefeita de Caruaru, se elegeu em 2022, após enfrentar Marília Arraes (SD) no segundo turno. Desde então, a ainda tucana tem feito gestos ao Palácio do Planalto.

Nenhum comentário: