domingo, 8 de janeiro de 2012

Morre vítima de complicações de saúde o agropecuarista Derli Balduíno

Faleceu, na noite deste sábado (7), vítima de complicações de saúde o agropecuarista Derli [Balduíno] Medeiros de Carvalho (foto), filho do saudoso deputado Balduíno Minervino de Carvalho [médido e líder político do Vale do Piancó na primeira metade do século passado]. Segundo informações que chegam ao blog, Derli havia sofrido, dias atrás, dois AVC (Acidente Vascular Celebral) e, desde então, estava internado em João Pessoa.
Derli era casado com a professora Maria Sônia do Carmo Albuquerque Carvalho, ex-gerente da 7ª Gerência de Educação [nos governos Ronaldo,1991-1994, e Cássio I e II, 2003-2009), de cujo matrimônio nasceram quatro filhas: Laurentina, Aline, Isabele e Rachel. Derli era um seguidor dos Cunha Lima, posto que em todas as campanhas o "Poeta" sempre que estava na região pernoitava em sua residência, localizada no começo da Rua Padre Lourenço.
Dr. Balduíno foi deputado estadual por seis legislatura [de 1946 a 1970] pelo antigo PSD. Entretanto, foi também um dos fundadores na Paraíba do velho MDB que mais tarde deu origem ao PMDB. Dentre tantas ações do deputado destaca-se a conquista de emancipação política de sete municípios da região, na década de 60: Boa Ventura, Pedra Branca, Curral Velho, São José de Caiana, Diamante, Serra Grande e Olho D'Água, todos ex-distritos de Itaporanga.
Deputado e líder político que ajudou a eleger vários prefeitos em Itaporanga, no entanto, Dr. Balduíno não conseguiu seu maior desejo: eleger o filho Derli prefeito da 'Rainha do Vale', em 1968, o que causou grande frustação. Mas, Derli continuou participando ativamente na política, inclusive, em campanhas na cidade de Pedra Branca.

Nenhum comentário: