quinta-feira, 21 de março de 2013

MPPB realizou oficina para capacitação de conselheiros municipais do idoso em Conceição

Foi realizado nessa terça-feira (19) e quarta-feira (20) a Oficina de Capacitação dos Conselheiros Municipais do Idoso dos Municípios de Conceição, Ibiara, Santana de Mangueira e Santa Inês. O evento foi aberto pelo promotor de Justiça da Comarca, Romualdo Tadeu de Araújo, e contou com a presença do coordenador do Centro de Apoio da Cidadania, Promotor de Justiça, Valberto Lira, que falou sobre os marcos legais com relação ao idoso: Constituição Federal - Lei da Política Nacional do Idoso e Estatuto do Idoso e legislação correlata e das atribuições dos conselhos e dos conselheiros municipais do idoso.
Em seguida, a assistente social da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano, Diva Brasileiro falou sobre o Sistema Único da Assistência Social (Suas), a Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), a Política Nacional  da Assistência Social (Pnas) e a estrutura dos conselhos. Uma mesa redonda foi realizada no fim da manhã de ontem, com as participações das representantes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade de Conceição, Amanada da Sila Alencar e Josana Magdiela de Sousa, que falaram sobre a violência contra a pessoa idosa.
Participaram também representantes Centro de Referência Especial de Assistência Social (Creas) Regional de Ibiara, Maria do Socorro Ferreira que discorreu sobre ação preventiva na prática da assistência. Ainda estiveram presentes, o prefeito de Conceição, Nilson Lacerda; a Vice-Prefeita Nena Diniz; o presidente da Câmara de Vereadores; e vários secretários do Município de Ibiara.  

Nenhum comentário: