quarta-feira, 20 de março de 2013

Orientação do Governo da PB para as mulheres fazerem "cara de brava" para evitar assaltos repercute na Veja e vira chacota nacional

dicas de segurança
Uma reportagem publicada na edição on line da Revista Veja enfocando mais uma vez a segurança pública do Estado da Paraíba e traz uma informação até então desconhecida para paraibanos. A reportagem destaca que o Governo da Paraíba recomenda que mulheres façam “cara de brava” para evitar assaltos. Conforme a publicação, a dica consta no site de Secretaria de Segurança, que também diz que mulheres devem levar bolsa reserva "com quinquilharias" para entregar aos ladrões.
Essa não é a primeira vez que a mídia nacional produz matérias enfocando a Secretaria de Segurança Pública como alvo. Desde o início do mês de março consecutivas matérias foram publicadas em meios de comunicação renomados, a exemplo do site da Folha de São Paulo e também o UOL, denunciando o aumento da violência no Estado, inclusive com dados referentes ao ano de 2012.
A seguir, trechos da matéria de Veja: Como evitar ser assaltado? Se você for uma mulher paraibana que tem medo de andar à noite ou que acabou de sair do banco, talvez seja o caso de fazer "cara de brava", "franzir as sobrancelhas" e "falar alto consigo mesma". Pelo menos é o que recomenda em seu site a Secretaria de Segurança e Defesa Social da Paraíba, a pasta responsável pelo policiamento do sexto estado mais violento do país.
Numa seção de dicas de segurança, a maior parte delas composta por conselhos para evitar assaltos, a secretaria mantém uma seção especial de "segurança para mulheres". Nela, quem acessar o site vai encontrar o item onde se lê "se você se sente insegura ao andar à noite numa rua deserta, ou ao sair do banco com o dinheiro na bolsa, faça cara de brava, franza as sobrancelhas, fale alto consigo mesma". 
O site recomenda ainda, entre outras curiosidades, que as mulheres mantenham no carro "uma bolsa à vista, com quinquilharias e algum dinheiro, para que um eventual ladrão possa levá-la sem lhe trazer muito prejuízo"...

Nenhum comentário: