domingo, 18 de janeiro de 2015

Desembargador Marcos Cavalcanti assumirá missão de fazer concurso para juízes

O desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque toma posse no próximo dia 30 de janeiro na presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba, e já assume com uma grande responsabilidade: a de realizar o concurso público para juízes do Judiciário paraibano. Anunciado há mais de um ano, agora é que o concurso está em fase de contratação da empresa que vai realizar o certame. 
A Paraíba tem apenas 230 juízes para todo o Estado e um déficit de 64 magistrados, o que traz dificuldades imensas para o exercício jurisdicional, leva a uma sobrecarga muito grande para os juízes de 1º grau, com juízes substituindo duas ou três comarcas, casos como uma comarca que tem duas ou três varas com apenas um juiz, e assim por diante. E por questões orçamentárias, o TJPB dificilmente vai preencher todas as 64 vagas.
Jus esperniandi
A Associação dos Técnicos, Auxiliares e Analistas Judiciários do Estado da Paraíba (Astaj) não perdoa. Disse que a decisão do conselheiro Gilberto Martins, do CNJ, que autorizou os tribunais de justiça estaduais a reajustarem automaticamente os subsídios dos magistrados, sem enviar às assembleias legislativas, colocou interesses da AMB acima da Constituição Federal. Resta espernear. (com Aline Lins)

Nenhum comentário: