segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Morre em João Pessoa, aos 62 anos, a jornalista Lena Guimarães...

Luto no jornalismo paraibano. Isso porque faleceu, na manhã segunda-feira (18), a colunista Lena Guimarães. Segundo informações, ela estava internada no Hospital da Unimed, em João Pessoa, onde lutava contra um câncer de pâncreas e teve falência múltipla dos órgãos. A comunicadora tinha 62 anos. Informações sobre velório e sepultamento ainda não foram divulgadas.
Natural da cidade de Cajazeiras, no Sertão do Estado da Paraíba, Regirlene Rolim Guimarães, mais conhecida como Lena Guimarães, ingressou no jornalismo ainda durante a adolescência, quando começou a frequentar a redação da Rádio Alto Piranhas enquanto cursava o segundo grau. Quando deixou Cajazeiras com destino à capital, João Pessoa, para completar seus estudos, conseguiu conciliar a vida universitária com o trabalho nas redações.
Lena já ocupou diversas funções no jornalismo paraibano. Foi repórter, redatora e chefe de reportagem do Jornal A União, além de editora dos cadernos de Cultura, Cidades, Economia e Política no Correio da Paraíba. Ela também ocupou o cargo de diretora de jornalismo do Sistema Correio de Comunicação e de secretária de Comunicação do Estado, no governo José Maranhão (2009-2010). A jornalista foi ainda editora-geral do jornal O Momento e repórter regional da Folha de S. Paulo e do Jornal do Brasil.
Em maio deste ano, a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) concedeu Medalha de Mérito Jornalístico a Lena Guimarães. A homenagem foi aprovada por unanimidade entre os parlamentares. Lena deixa um filho, Daniel Guimarães.
Atualmente, Lena mantinha uma coluna diária no jornal Correio da Paraíba. Ela também atuava como comentarista política em programas da TV Correio. Além de jornalista, Lena Guimarães também era advogada. Ela tinha especialização em Marketing pela FGV e MBA em Derivativos e Informações Econômico-financeiras pela FIA-USP.
Lena Guimarães era integrante de uma das famílias fundadoras de Cajazeiras, os Rolim e Albuquerque. Era filha de Reginaldo de Melo Guimarães (in memoriam) e Maria Irene Rolim Guimarães. Ela foi casada com o também jornalista Nonato Guedes, com quem teve um filho, o publicitário Daniel Guimarães Guedes de Aquino.
Sua morte prematura foi sentida por vários setores da sociedade paraibana. Os colegas da imprensa, os políticos, os leitores e várias entidades já manifestam seu pesar desde quando a notícia foi dada. Como não poderia deixar de ser, Lena Guimarães colecionava homenagens em razão da importância de seu trabalho no meio jornalístico.

Nenhum comentário: