sábado, 27 de dezembro de 2025

Faleceu aos 86 anos de idade Maria Geracinda de Sousa, referência social e educacional em São José de Caiana

Faleceu na manhã desta sexta-feira (27), aos 86 anos, Maria Geracinda de Sousa, por volta das 6h, no Hospital Regional de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba.

Maria Geracinda nasceu em 23 de agosto de 1939, no sítio Cochos, zona rural do município de Igaracy-PB, localidade que à época era conhecida como Boqueirão dos Cochos. No início da década de 1950, sua família mudou-se para o sítio Açude da Mata, na zona rural de São José de Caiana, onde se estabeleceu definitivamente e construiu sua trajetória de vida.

Filha de José Joaquim de Sousa e Geracinda Maria de Lima, Maria Geracinda era irmã de Francisco Joaquim de Sousa, conhecido como Chico Dezinho, e de Severina Terto de Sousa (Bilóia). Chico Dezinho destacou-se como uma das principais lideranças políticas do Vale do Piancó, tendo exercido três mandatos como prefeito de São José de Caiana (1969–1972, 1977–1982 e 1989–1992).

Reconhecida pelo forte compromisso social, Maria Geracinda teve atuação marcante na vida pública e comunitária do município. Foi professora da rede de educação primária de São José de Caiana e também servidora pública do Estado da Paraíba, contribuindo de forma significativa para a formação educacional de várias gerações. Além disso, exerceu importante papel de ativismo político-social, sendo presença constante e apoio fundamental durante a trajetória política do irmão Chico Dezinho, cuja atuação era conhecida pelo carisma, persuasão e espírito solidário, ultrapassando as fronteiras de São José de Caiana.

Seu filho, Francisco Francinaldo de Sousa, seguiu a tradição de participação na vida pública, tendo exercido mandatos de vereador e vice-prefeito em São José de Caiana, além de ter atuado como secretário municipal durante as gestões de Chico Dezinho e Anatalício Lopes.

Maria Geracinda deixa os filhos Francisco Francinaldo de Sousa, Francineide de Sousa (Neidinha), Francilene de Sousa (Leninha) e Francimar de Sousa. Deixa ainda os netos Radomécio Leite de Sousa, Francisco Ronieres de Leite de Sousa, Rylsen de Sousa Leite, Romário Leite de Sousa, Girrecy de Sousa Eloy, Giery Abimoel de Sousa Ely, Frank Pontirelly de Sousa Eloy, Ana Maria de Sousa Andrade e Jonatas de Sousa Andrade (in memoriam), além dos bisnetos Lorena Eloy Rufino, Mateus Eloy Rufino, Giovanna Nicolla Leite, Laura Aragão Leite, Guilherme Eloy Ramalho, Marina Cartaxo Leite, Victor de Sousa, Alexandre de Sousa e Alexsandro de Sousa.

A morte de Maria Geracinda de Sousa representa uma perda significativa para São José de Caiana, especialmente nas áreas da educação, do serviço público, da vida política na comunidade, onde construiu um legado marcado pela dedicação, solidariedade e compromisso com o bem comum.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2025

Felipe Leitão entra no reduto de Eduardo Carneiro e fecha apoio com grupo em Caaporã

O deputado estadual Felipe Leitão (Republicanos) ampliou sua base política no Litoral Sul da Paraíba ao receber, nesta sexta-feira (26), o apoio de um grupo político influente no município de Caaporã. Declararam adesão ao parlamentar o ex-vice-prefeito Saulo Veloso e os suplentes de vereador Irmão Jó, Irmão Samuel, Beto da Padaria e Jubiracir.

Em declaração, Felipe Leitão destacou o significado da nova aliança. “Esse apoio representa a convergência de ideias e a disposição de somar forças em torno de um projeto político que acredita na escuta, na presença e na construção coletiva. É a união de pessoas que conhecem a realidade local e compreendem que o futuro se constrói com trabalho, planejamento e responsabilidade”, afirmou.

O movimento chama atenção por ocorrer em um território onde, na eleição passada, o grupo havia apoiado o deputado estadual Eduardo Carneiro (Solidariedade). Desta vez, porém, a liderança local decidiu mudar de rumo e passou a integrar o projeto político de Felipe Leitão no município.

Rompidos com Felipe Leitão, vereadores de Bayeux anunciam apoio a Eduardo Carneiro e Lucas Ribeiro

O deputado estadual, Eduardo Carneiro (Solidariedade), recebeu, esta semana, o apoio dos vereadores de Bayeux, Nildo de Inácio e Nildo da Casa Branca. A aliança ocorreu após os parlamentares romperem com a gestão da prefeita Tacyana Leitão e o deputado estadual Felipe Leitão.

Na oportunidade, os vereadores também anunciaram apoio à pré-candidatura de Lucas Ribeiro (PP) ao governo do Estado. Carneiro ressaltou que os parlamentares devem anunciar em breve apoio à reeleição do deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) e a João Azevêdo, que disputa uma vaga como senador em 2026.

“Muito feliz com mais esses importantes apoios ao nosso projeto de reeleição, o que demonstra confiança no trabalho que realizamos na Assembleia e nos fortalece ainda mais na Grande João Pessoa”, afirmou.

Ex-prefeito Dedé de Zé Paulo deve fechar apoio aos deputados Murilo Galdino e Branco Mendes, para deputados federal e estadual, em Santana dos Garrotes

Os bastidores da política em Santana dos Garrotes, no Vale do Piancó, continua efervescente desde o rompimento anunciado entre a prefeita Paloma Kennedy (REP) e o (seu tio) ex-prefeito Dedé de Zé Paulo (PSB) com movimentação no cenário político local a colocar os dois grupos em confronto para a disputa eleitoral de 2026.  

A informação que chega ao Blog aponta que o ex-prefeito Dedé de Zé Paulo, juntamente com seus aliados e correligionários, está praticamente fechado o apoio com a parceria formada pela dupla Murilo Galdino e Branco Mendes para, respectivamente, deputado federal e estadual. Será uma das trincheiras a encampar o broco liderado por Dedé com grande potencial para uma disputa acirrada no município.

O grupo aguarda apenas apenas o retorno do deputado federal Murilo Galdino (REP), que se encontra no exterior. Após sua volta ao Brasil, deverá ser realizada uma reunião entre todos para o anúncio oficial do apoio político, consolidando a aliança no município.

Bom Jesus abre temporada de “divórcio eleitoral” tendo 2026 como pivô

O município de Bom Jesus pode ser o primeiro caso de “divórcio político” provocado por divergências de apoio para as eleições do próximo ano. Sem consenso, a prefeita Denise Bayma e o vice Ediney Pereira não seguirão juntos em 2026.

Bayma anunciou apoio aos deputados Aguinaldo Ribeiro, à Câmara Federal, e Chico Mendes, para a Assembleia Legislativa. Já Ediney, junto com alguns vereadores de Bom Jesus, declarou que voto no médico Jhony Bezerra para deputado federal e no ex-prefeito Zé Aldemir, que tentará uma vaga na Casa de Epitácio Pessoa.

O vice-prefeito divulgou nota, nesta quinta-feira (25), confirmando que a prefeita e ele seguirão caminhos distintos para as eleições do próximo ano. No comunicado, o grupo expõe insatisfação com a atual gestão municipal, alegando falta de diálogo.

De acordo com informações do Blog Resenha Politika na Ediney Pereira teria dito que aliados dele e dos vereadores Fábio Abel e Maria das Graças já foram exonerados de cargos comissionados.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

Secretário anuncia concurso da Saúde em João Pessoa com previsão de 2 mil vagas

O secretário municipal de Saúde de João Pessoa, Luis Ferreira, anunciou, nesta segunda-feira (22), durante entrevista à BandNews FM João Pessoa, um concurso público com pelo menos 2 mil vagas para todas as área de saúde. Segundo o secretário, a Prefeitura já iniciou o processo licitatório para contratar a empresa responsável pela organização do certame.

De acordo com o Luis, o concurso tem como objetivo reforçar a rede municipal de saúde, ampliando o quadro de profissionais e fortalecendo o atendimento à população. “Vamos abrir um concurso público para a saúde em todas as áreas. A perspectiva é de pelo menos 2 mil vagas”, afirmou Luis Ferreira.

Ainda segundo o gestor, o processo está em fase inicial, mas já avança nos trâmites administrativos. “Já estamos em processo licitatório para contratar a empresa”, destacou, indicando que o edital deve ser publicado após a conclusão dessa etapa.

A Secretaria de Saúde deve divulgar, nos próximos meses, mais detalhes sobre cargos, prazos e etapas do concurso, após a definição da banca organizadora e a finalização dos procedimentos legais.

Felipe Leitão rompe com governo e anuncia apoio à Cícero, que cega logo em seguida no hotel onde ocorre a coletiva

O deputado estadual Felipe Leitão (Republicanos) anunciou publicamente, na manhã desta segunda-feira (22), apoio à candidatura do prefeito Cícero Lucena (MDB) ao Governo da Paraíba. O anúncio foi feito durante um evento político realizado em um hotel na orla de João Pessoa, ao lado da esposa, a prefeita de Bayeux, Tacyana Leitão (PSB), e de diversas lideranças políticas de várias regiões do estado.

Cícero chegou ao Hotel Norte Sapucaia logo após o anúncio oficial da adesão, ao lado do deputado federal Mersinho Lucena (PP), do presidente estadual do MDB na Paraíba e senador, Veneziano Vital do Rêgo e foi recebido por lideranças políticas de diversas regiões. O gesto consolidou o evento como um marco simbólico na pré-campanha e evidenciou o avanço das articulações em torno do nome do prefeito da capital.

Em discurso firme e com forte tom político, Felipe Leitão reconheceu que a decisão representou uma ruptura com a zona de conforto. “Era muito mais confortável que eu ficasse onde estava. Mas essa decisão foi tomada a várias mãos, de forma democrática, compartilhada com todo o nosso grupo político e com todos que acreditam no nosso projeto”, afirmou.

O parlamentar ressaltou que antes de anunciar o apoio ouviu prefeitos, ex-prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, presidentes de Câmaras Municipais e suplentes, além da população. Segundo ele, o movimento nasceu da escuta popular. “Sobretudo, ouvi a voz do povo paraibano. Foi ouvindo a voz das ruas que constatei que é preciso fazer mais pelo nosso estado”, declarou.