terça-feira, 23 de dezembro de 2014

PB não tem uma só escola estadual nem entre as 5 mil ranking do Enem; A escola Cel Zuza Lacerda [Curral Velho], teve desempenho mais fraco...

RankingEnem2014
Os números dão uma dimensão da qualidade do ensino público estadual na Paraíba.  Não há uma só escola estadual, nem entre as cinco mil melhores do País. A primeira a figurar no ranking do Ministério da Educação é o Colégio Sesquicentenário (que na verdade, funciona em regime de cooperativa). O educandário vem em 5.184ª (era 4.822 ª, ano passado).
Dentro do Estado, o Sesquicentenário vem na 62ª posição. As primeiras 61 escolas da Paraíba ranqueadas na lista do Enem, ou são particulares, ou são federais. Os dados revelam que, na verdade, a qualidade do ensino público estadual declinou demais entre 2013 e 2014. O Lyceu, por exemplo, um dos colégios mais tradicionais do Estado vem apenas na posição 5.875ª. Já na rede pública, o desempenho mais fraco foi da escola estadual Coronel Zuza Lacerda, em Curral Velho.
As dez primeiras escolas da Paraíba que conseguiram as melhores notas no em 2013 são todas da rede privada de ensino. A lista das instituições com o melhor resultado no exame no Estado é liderada pelo Colégio Motiva de Campina Grande, que aparece na 309ª colocação do país. Os dados com as notas obtidas por unidade de ensino que participou da prova foram divulgados ontem pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e lista 347 escolas públicas e particulares, do Estado.
Na sequência, entre as escolas particulares vem o Colégio Motiva da capital, que obteve 628,79 pontos e a média da redação também foi a melhor (705,59). As escolas da rede privada lideram até a 17ª colocação, em seguida vêm os Institutos Federais de Educação (IFPB). Entre as instituições da rede estadual, a escola Sesquicentenário foi a que apresentou o melhor desempenho no Enem e alcançou a média de 525,61; a redação também foi a prova na qual os alunos conseguiram a melhor média (591,88). 
A segunda melhor nota (507,78) ficou com a Escola Municipal Monsenhor Stanislau, do município de Olivedos, na região do Agreste. Na escola, a melhor média dos alunos foi na prova de Ciências Humanas (531,87). O prefeito da cidade, Grigório Souto, informou que as duas turmas de ensino médio oferecidas na escola são mantidas pela prefeitura. Ele lembrou ainda que dos 25 alunos da escola que fizeram o Enem 2013, 17 conseguiram ingressar na universidade. 
Entre as federais, o primeiro é IFPB – Campus de Campina Grande, seguido pelo IFPB – Campus de João Pessoa. As escolas privadas lideram o ranking na Paraíba: começa com o Colégio e Curso Evolução (João Pessoa), seguido pelas duas unidades do Colégio Motiva (CG e JP), e Escola Virgem de Lourdes (CG). Os dados podem ser conferidos no portal do Inep, e a tabela completa http://goo.gl/VYHqHl.

Nenhum comentário: