sábado, 28 de março de 2020

Eleições 2020: Pré-candidaturas de Zezinho de Bola e Tota do Alface incomoda adversários em Lagoa Seca...

O lançamento da pré-candidatura da chapa formada por José Gonçalves da Silva (Zezinho de Bola) e Antônio de Andrade Araújo (Tota do Alface) – ambos do Avante 70 - para a prefeitura de Lagoa Seca/PB já começou a incomodar os adversários, que não tem como mostrar ao povo uma administração plena e popular em termos de benefícios sociais e investimentos na educação e na sustentabilidade do jovem e do trabalhador rural,  e usam determinadas pessoas para espalharem notícias falsas, calúnias e difamações contra quem, de fato, está unido e tentando ajudar a população.
Somente depois das últimas críticas, orientações e até apelos de união solidária dos políticos em favor da classe trabalhadora de Lagoa Seca, feitas por Zezinho de Bola, é que a atual administração resolveu se manifestar de alguma forma, na tentativa de minimizar o estado de abandono por que passa o município atualmente.
Zezinho de Bola cobrou das atuais autoridades públicas locais medidas para ajudar os agricultores que estão sofrendo tanto com a possibilidade de contrair o vírus como com a penúria econômica, já que não estão podendo produzir e consequentemente vender para conseguir renda para manter a família. Como nenhuma das esferas governamentais se pronunciou ainda com alguma medida em favor dos agricultores Zezinho de Bola e Tota do Alface resolveram se reunir para tentar encontrar algum meio de ajudar os agricultores da região. 
Só após a repercussão da preocupação da chapa de oposição com os agricultores locais é que o prefeito Fábio Ramalho resolveu se pronunciar sobre a questão, afirmando que o comércio pode reabrir parcialmente suas portas a partir de segunda-feira no período de 7h às 13h e que vai doar o próprio salário para ajudar na compra de medicamentos para o hospital que deve atender ao povo vítima do novo coronavírus futuramente. 
Zezinho de Bola, entretanto, continua fazendo um alerta para que a população tome as devidas medidas de proteção contra o vírus e fique de olho nessa informação do prefeito de que vai doar seu salário para a compra de remédios. O pré-candidato considerou uma hipocrisia a fala do prefeito, “já que ele é representante de medicamentos aqui na Paraíba e estados vizinhos”, comentou. Além disso, Zezinho de Bola ainda lamenta a atitude da atual gestão municipal no sentido de incentivar pessoas escreverem em grupo WhatsApp reações contrárias, como ocorreu nesta sexta-feira às 19:21h, no grupo Lagoa Seca Debate: “(...) Lagoa seca tem um gesto de verdade Lagoa seca tá em boas mãos ñ precisa de união política,  temos um gesto que está em contato com todas as esferas estaduais, federais pra resolver o problema de pandemia, quere fazer do problema um cabide eleitoral ñ dar né (...)”, em represália ao seu pedido de união solidária política de todos em favor da prevenção do coronavírus em prol do povo de Lagoa Seca, em especial os agricultores que estão muito prejudicados.

QUEM SÃO

José Gonçalves (Zezinho de Bola) e Antonio de Andrade (Tota do Alface) surgiram das hostes do povo e possuem raízes no meio rural. Zezinho de Bola foi vereador em Lagoa Seca no período de 1993 a 1996 e tem uma vasta folha de serviços prestados ao município de Lagoa Seca e região. Sua atuação na câmara foi inovadora. Foi através de seu trabalho que foram fundadas oito associações comunitárias rurais, quando na época o município não possuía Postos de Saúde da Família - PSF e nem farmácia básica. Das oito associações fundadas cinco delas foram beneficiadas diretamente com o mandado popular de Zezinho de Bola na câmara. Além disso, ele trabalhou para que chegasse a eletrificação rural na comunidade de Gravatá do Cumbe, no limite com Massaranduba, e também para parte da comunidade de Caxangá, no limite com Puxinanã. Sua atuação estende-se também, ao campo social, criando a meia entrada em estabelecimentos recreativos e culturais do município para os estudantes da rede municipal, e ainda, reivindicou melhorias em parte do saneamento básico da cidade, o qual hoje segue com grande deficiência, sem a observância da administração municipal, haja visto nas últimas chuvas a cidade ficou completamente alagada com as galerias obstruídas, por não ter um esgotamento adequado ao aumento da população.
Ele ainda atuou para implantar uma lavanderia pública no sítio Covão e um poço artesiano com vazão de mais de 5 mil litros de água. A comunidade Gruta Funda também recebeu benefício do trabalho de Zezinho de Bola, que conseguiu recursos para o calçamento de uma ladeira que na época de chuva era impossível subir ou descer. Ao todo são 512 metros de calçamento. Os recursos para as obras foram conseguidos pelas associações comunitárias rurais, oriundos do Banco Mundial, através do Projeto Cooperar. Zezinho de Bola é membro da Comissão Executiva Regional e presidente do diretório municipal do Avante70 Lagoa Seca.
Antonio de Andrade (Tota do Alface) é comprometido com empregos e renda em Lagoa Seca, complementando metas para o município. É um empresário que lutou a vida toda em defesa de gerar trabalho para atender as pessoas desempregadas, sobretudo na sua área de produção. Ele é produtor de hortifrutigranjeiros e pessoa bastante conhecida na cidade de Lagoa Seca e região do Agreste. Tota do Alface é da família Anacleto, muito respeitada no município. Ele fornece seus produtos para os mercados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

A CHAPA

Zezinho de Bola e Tota do Alface garantem que a chapa proporcional do Avante70 Lagoa Seca que vai concorrer ao pleito já está quase pronta formada pelos pré-candidatos a vereadores: Entre eles estão Danilo da Chã, Silvano Santos, de Campinote, Wamberton Santos, da Vila Florestal, Marilande Marques, esposa de Evandro de Manoel Pereira, Du Ramos, também da região de Campinote, Almeida e Pai Domingos e Luciano Coutinho. Brevemente será divulgada a chapa completa, tendo em vista determinados nomes que temem ser anunciados agora, pelo fato de serem comerciantes e outros por estarem na atual legislatura de vereador. Havendo uma aliança entre as oposições, o grupo político ainda pode apresentar uma segunda coluna de candidatos para concorrer a proporcional.
As fichas de filiação de Zezinho de Bola, Tota do Alface e dos pré-candidatos a vereadores ao Avante 70, foram abonadas pelo presidente regional deputado estadual Genival Matias, que apoia a chapa de oposição, e pelo presidente nacional Luis Tibé, deputado federal por Minas Gerais.

Apolinário Pimentel

Um comentário:

Luciano disse...

Nessa chapa eu coloco fé, fé no desenvolvimento de Lagoa Seca.