Sereno e sensato, sem sombras de dúvidas, se consolida como um dos líderes dessa nova geração. Sua idade o ajuda a "encarnar um novo olhar", utilizando-a a seu favor, falando com os jovens de maneira direta, franca, se colocando no mesmo nível deles. Unindo autoconfiança, energia e conexões através das redes sociais. Mas, Lucas já era ilustrado na verve política desde cedo, apesar de ter entrado apenas em 2017. Foi vereador, secretário e vice-prefeito (2021-2022) em Campina Grande. Inclusive o interesse pela política acabou se sobrepondo a sua paixão pelo Direito, em que se formou, é mestre em Desenvolvimento Regional e professor universitário.
É bisneto de Agnaldo Velloso Borges, usineiro do Grupo da Várzea (possui vastas extensões de terras e usinas e era relacionado a forte poder político) entre a década de 1950 e 1980; Seu avô e chefe atual do Clã Ribeiro, Enivaldo Ribeiro foi prefeito de Campina Grande (década de 1980), gestão que desenhou as linhas das grandes avenidas da cidade, com traçado arrojado, ex-vice-governador, foi vice-prefeito (mais recentemente 2016-2020), ex-deputado federal; sua avó dona Virginia Veloso Borges foi prefeita do município de Pilar - por duas vezes, e atualmente é superintendente regional da Funasa na Paraíba; O tio, ex-secretário Estado da Agricultura, ex-deputado estadual, atual deputado federal (já no terceiro mandato) Aguinaldo Ribeiro influente liderança nacional e consolidado como um dos "cabeças" do Congresso Nacional, atualmente relator da Reforma Tributária na Câmara; e sua mãe Daniela Ribeiro, ex-secretária de Estado da Cultura, foi vereadora, ex-deputada estadual, atual senadora da República onde, em pouco tempo logo ganhou a confiança de seus pares no Senado Federal, se consolidando como uma das "cabeças" na Casa, líder da bancada do PSD e da bancada feminina, além de presidir a poderosa Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional. São suas referências políticas.
Lucas Ribeiro, na verdade, em questão de meses, foi de criança a adolescente, e de adolescente a adulto. Ele faz e é notícia na Paraíba e no Brasil. Com 33 anos de idade, o vice-governador mais jovem do País, que imprime um novo jeito de se inserir no cargo, que tem a fama de ser "decorativo". Mas ele não quis vestir esse figuro. É presente, participativo, proativo, não deixa de desafiar o status quo. Se mostra um líder jovem, inteligente, preparado e com muita disposição para trabalhar junto com o governador João Azevêdo pela Paraíba. Se comprometeram a fazer uma política diferente. E estão fazendo. "Temos um trato muito bom, cujo entendimento é que estamos somando, não estou pra atrapalhar, mas para ajudar", afirma.
Até lá, Lucas Ribeiro vai desempenhando seu trabalho como um vice-governador atuante e presente dando atenção especial demandas da juventude. Coloca toda sua energia e disposição "para trabalhar de sol a sol pelos paraibanos". "Quero mostrar pra nosso estado que valeu a pena confiar na juventude, que valeu a pena confiar nesse trabalho que vem transformando a Paraíba”, afirmou.
Lucas Ribeiro pratica a boa política porque sabe que tudo é passageiro, tendo como mais relevante o trabalho para melhorar a qualidade de vida do cidadão. E assim segue!
Nenhum comentário:
Postar um comentário