quinta-feira, 1 de junho de 2023

"Um grande jurista", diz prefeito Daniel e secretário Antônio Leite sobre o advogado Cristiano Zanin, que será novo ministro do STF nos próximos dias...

Confirmado pelo presidente Lula, nesta quinta-feira (1º), para a vaga aberta (de Ricardo Lewandowski) no Supremo Tribunal Federal (STF), o renomado e festejado advogado Cristiano Zanin terá "passe livre" na CCJ, confirmou o senador David Alcolumbre, e será aprovado em tempo célere pelo plenário do Senado, anunciou o presidente Rodrigo Pacheco. 

O prefeito de Piancó, Daniel Galdino, e o secretário de Saúde, Antônio Leite, estiveram dias atrás com Zanin e puderam conferir in loco esse importante personagem de nossa República que passará a integrar a nossa Suprema Corte nos próximos dias. "Um grande jurista", disseram os dois em contato com o blog.

Cristiano Zanin se formou em Direito na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 1999. É especialista em litígios estratégicos e decisivos, empresariais ou criminais, nacionais e transnacionais.

Em 2004, fundou a Teixeira Zanin Martins Advogados, que funcionou até 2022. Também fundou, em 2018, o Lawfare Institute. Em julho de 2022, fundou a Zanin Martins Advogados com Valeska Zanin Martins, sua esposa, que é filha do advogado Roberto Teixeira - compadre de Lula. 

Roberto Teixeira se filiou ao PT em 1982 e trabalhou como advogado de Lula desde então. Ele é amigo Lula e atuou na ação que permitiu ao petista acrescentar o apelido Lula ao sobrenome da família.

Foi professor de Direito Civil e Direito Processual Civil na Faculdade Autônoma de Direito (Fadisp) e é membro do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) e da International Bar Association (IBA).

É sócio-efetivo do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) e associado fundador do Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial (IBDEE).

Zanin se tornou o principal advogado de Lula nas investigações da Lava Jato, conquistando inúmeras vitórias em processos envolvendo o petista. Ele fazia parte da defesa quando foi feito o pedido de habeas corpus que resultou na anulação das condenações.

Assim, Lula teve os direitos políticos restabelecidos e concorreu às eleições presidenciais de 2022, que lhe garantiram o terceiro mandato como presidente da República.

Nenhum comentário: