quarta-feira, 6 de abril de 2011

Começa hoje e segue até o próximo dia 16 a 7ª Festa do Padroeiro Santo Expedito na cidade de Conceição

da Redação
A comunidade católica da cidade de Conceição, e adjacências, se reúne a partir de hoje até o próximo dia 16 para as comemorações alusivas ao padroeiro Santo Expedito, que serão realizadas na Capela de Santo Expedito, na Comunidade Maria Soares, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Este ano a festa tem como tema: "Com Santo Expedito, sejamos defensores e zelosos com o meio ambiente, para contemplarmos as maravilhas da natureza"
Trata-se de uma festa muito bem organizada e prestigiada aonde milhares de fiés se encontram para orar e festejar em homenagem ao santo das "causas impossíveis", além da grande demonstração de fé e devoção ao 'milagreiro'. Em verdade, as pessoas procuram pelas orações ao santo por ele atender as causas mais urgentes dos fiés. Não importando qual seja o problema, o pedido quando feito com devoção e fé ao santo acaba sendo realizado.
O padre José Alves e a Comissão Organizadora da festa prepararam uma vasta programação para a 7ª Festa de Santo Expedito e convidam à todos para prestigiarem esse grande e importante evento. A abertura solene acontece nesta quarta-feira, às 19h, com uma procissão luminosa com a imagem peregrina de Santo Expedito, saindo da residência do Sr. Manoel de Horácio em direção a Capela. Em seguida, será celebrada Missa, benção do Santíssimo e Hasteamento da bandeira, marcando o início do evento.
A capela fica pequena para acolher a multidão de pessoas que se deslocam até a comunidade para prestigiar a festa. A cada ano que passa, mais fiéis a visitam, o que enche de orgulho e satisfação àquela comunidade, pois mostra o quanto é valorosa e importante a participação do povo nas obras de Deus. Todas as noites há reverência à Santo Expedito, um santo que renunciou a tentações para se converter.
História - Diz-se que Santo Expedito era comandant-chefe, de vida devassa, da XII Legião Romana, aquartelada na cidade Militene, principal núcleo da província romana da Armênia, no fim do século III. Um dia tocado pela graça do Espírito Santo, converte-se. Foi então que o espírito do mal lhe surgiu sob a forma de um corvo que gritava: 'amanhã'. Não querendo adiar mais sua conversão, o Santo respondeu: 'hoje', pisoteando o corvo. É por isso que Santo Expedito é invocado para a resolução de problemas urgentes. Santo Expedito ajuda pessoas com problemas urgentes e de difícil solução. O Santo é também, para os católicos, protetor dos militares, estudantes, jovens e viajantes.

Nenhum comentário: