Um grupo de analistas estrangeiros visitou neste mês de agosto a cidade de Curral Velho, em busca de analisar as condições do território local para possivelmente instalar uma Extração de Minério de Ferro, depois que foram surpreendidos com a riqueza do subsolo local. Os analistas foram recepcionados por empresários e políticos da cidade. Os investimentos poderão trazer a maior economia de todo o Sertão paraibano para a cidade que possui menos de oito mil habitantes, e consequentemente para o Vale do Piancó.
O projeto para Extração de Minério de Ferro terá uma enorme infraestrutura, cuja área a ser explorada é de 4.700 hectares sendo que até o momento foram abertas 13 trincheiras [todas elas com resultado positivo], umas com veios de 13 metros e outras com veios de 20 metros de largura. Estes veios estão no pico da cadeia montanhosa, sentido Curral Velho - Pedra Branca, numa extensão de 7.000mts. Será iniciada a restauração de 7 km de estrada que liga Curral Velho até a jazida e depois serão abertas estradas para que os caminhões com as sondas possam chegar até as trincheiras. Serão abertos poços artesianos nas fazendas onde será extraído o minério, cujas sondas para aberturas dos mesmos já foram providenciadas.
Serão investidos cerca de U$ 140 milhões [dólares] para a construção de uma linha férrea de aproximadamente 140 km. Mais U$ 14 milhões [dólares] para logística de caminhões e carretas para alimentar os vagões. Cerca de U$ 15 milhões em equipamentos para mineração. Instalações: Administração, Refeitório, Alojamento, Ambulatório, Galpão para Manutenção, Posto de Combustível, etc.. [ainda não tem valor orçado].
Analistas foram recepcionados por empresários e políticos locais
O faturamento inicial mensal será da ordem de U$ 8.775.000,00 milhões [dólares] até se ter a lavra definitiva, sendo que depois a previsão passará para U$ 27 milhões [dólares] mensais, no primeiro estágio, U$ 40 milhões [dólares] mensais, no terceiro estágio, e acima dos U$ 54 milhões [dólares] no quarto estágio. O faturamento calculado a base de U$ 135,00 [dólares] por tonelada, sendo que já tem previsão de chegar a U$ 150 [dólares] por tonelada no próximo ano.
Para isso, será buscado junto ao poder público o asfalto da estrada de acesso a cidade de Curral Velho [que já está licitada e cujas obras começarão em breve], liberação de linhas de crédito junto ao Governo Federal, linhas de energia elétrica para alimentar o Centro de Britagem, administração, ect. Resultando na oferta de grande número de empregos diretos e indiretos.
Na área social a cidade de Curral Velho ganhará com o projeto: um Posto de Saúde; um Ambulatório Dentário; Escola de Nível primário e secundário; Escola de qualificação profissional em diversas áreas como computação, agricultura, mecânica de manutenção de caminhões e tratores, etc. Serão importados, ainda, geradores a diesel para as fazendas aonde não chegou a eletricidade. (com Diamanteonline/Ascom/Comport Ltda)
Nenhum comentário:
Postar um comentário