quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Empresa poderá investir cerca de 170 milhões de dólares para Extração de Minério de Ferro em Curral Velho no Vale do Piancó


Um grupo de analistas estrangeiros visitou neste mês de agosto a cidade de Curral Velho, em busca de analisar as condições do território local para possivelmente instalar uma Extração de Minério de Ferro, depois que foram surpreendidos com a riqueza do subsolo local. Os analistas foram recepcionados por empresários e políticos da cidade. Os investimentos poderão trazer a maior economia de todo o Sertão paraibano para a cidade que possui menos de oito mil habitantes, e consequentemente para o Vale do Piancó.
O projeto para Extração de Minério de Ferro terá uma enorme infraestrutura, cuja área a ser explorada é de 4.700 hectares sendo que até o momento foram abertas 13 trincheiras [todas elas com resultado positivo], umas com veios de 13 metros e outras com veios de 20 metros de largura. Estes veios estão no pico da cadeia montanhosa, sentido Curral Velho - Pedra Branca, numa extensão de 7.000mts. Será iniciada a restauração de 7 km de estrada que liga Curral Velho até a jazida e depois serão abertas estradas para que os caminhões com as sondas possam chegar até as trincheiras. Serão abertos poços artesianos nas fazendas onde será extraído o minério, cujas sondas para aberturas dos mesmos já foram providenciadas. 
Serão investidos cerca de U$ 140 milhões [dólares] para a construção de uma linha férrea de aproximadamente 140 km. Mais U$ 14 milhões [dólares] para logística de caminhões e carretas para alimentar os vagões. Cerca de U$ 15 milhões em equipamentos para mineração. Instalações: Administração, Refeitório, Alojamento, Ambulatório, Galpão para Manutenção, Posto de Combustível, etc.. [ainda não tem valor orçado].
Analistas foram recepcionados por empresários e políticos locais
O faturamento inicial mensal será da ordem de U$ 8.775.000,00 milhões [dólares] até se ter a lavra definitiva, sendo que depois a previsão passará para U$ 27 milhões [dólares] mensais, no primeiro estágio, U$ 40 milhões [dólares] mensais, no terceiro estágio, e acima dos U$ 54 milhões [dólares] no quarto estágio. O faturamento calculado a base de U$ 135,00 [dólares] por tonelada, sendo que já tem previsão de chegar a U$ 150 [dólares] por tonelada no próximo ano. 
Para isso, será buscado junto ao poder público o asfalto da estrada de acesso a cidade de Curral Velho [que já está licitada e cujas obras começarão em breve], liberação de linhas de crédito junto ao Governo Federal, linhas de energia elétrica para alimentar o Centro de Britagem, administração, ect. Resultando na oferta de grande número de empregos diretos e indiretos.
Na área social a cidade de Curral Velho ganhará com o projeto: um Posto de Saúde; um Ambulatório Dentário; Escola de Nível primário e secundário; Escola de qualificação profissional em diversas áreas como computação, agricultura, mecânica de manutenção de caminhões e tratores, etc. Serão importados, ainda, geradores a diesel para as fazendas aonde não chegou a eletricidade. (com Diamanteonline/Ascom/Comport Ltda)

Nenhum comentário: