terça-feira, 4 de dezembro de 2012

No dia em que deputados iniciam viagem para conferir os efeitos da seca padre Djacy divulga novas imagens da situação no interior do estado

Padre sertanejo divulga novas imagens da seca que castiga o interior do estado
No dia em que a Frente Parlamentar da Seca - comissão composta pelos deputados da Assembleia Legislativa - deu início a série de viagens na Caravana da Seca, que prevê a visita de parlamentares em 39 municípios sertanejos, o padre Djacy Brasileiro divulgou imagens chocantes da seca que aflige a população. O padre conhece de perto a realidade de muitos agricultores e pecuaristas. Em seu perfil no twitter, ele revelou as condições extremas como a falta de água e alimento, e também a difícil situação enfrentada pelos pequenos criadores.
"Um sertanejo me disse: padre é triste não ter comida e água para os bichinhos. Outro menciona, com lágrimas nos olhos, a dificuldade de enfrentar a morte dos animais, sem nada poder fazer", ressalta. O padre, que mobiliza ações para arrecadar auxílios à população do Sertão, elabora a campanha "Seca Sem Fome e Sede", que também envolve a luta pela transposição do Rio São Francisco e o fim de ações paliativas dos governos. O padre destaca que a população está adoecendo e que os animais encontram-se desnorteados, com comportamento alterado devido a falta de alimento e água. O gado bovino e caprino percorre o campo seco a procura de comida, em vão. Os animais urram e berram com a fome, segundo relato.Os porcos apresentam ferimentos no fucinho porque buscam alimento que não existe mais nos cochos.
Sobre a caravana da comissão parlamentar, o padre questiona o papel da comitiva. "Será que a comissão da seca vai à zona rural ouvir as comunidades, ou vai ficar na cidade para ouvir apenas prefeitos e vereadores? "De acordo com o religioso, a população vê com descrença a chegada dos parlamentares. "Um agricultor me falou: padre,depois que tudo foi devorado pela seca,os deputados vêm ao sertão.É tudo politicagem", arrematou. 
animais na seca Seca na Paraíba
Sem alimento, porcos fuçam cocho e se alimentam de terra seca; Pequeno criador ergue animal sem forças para se manter em pé

Nenhum comentário: