Uma problemática que tem causado desconforto vez por outra nos universitários de Itaporanga, que usam transporte disponibilizado pela prefeitura para se dirigirem todos os dias até universidades e faculdades de Patos, retornou a acontecer esta semana. Diz respeito a superlotação, bem como, a precariedade dos ônibus que são alugados pela edilidade - cada um deles ao custo de R$ 8 mil/mês. Precariedade esta que ano passado um deles ao ter uma roda solta do eixo na BR-361, bem próximo à cidade de Catingueira, por pouco não causou a morte de um médico e ex-prefeito do município de Olho D'água, Dr. Júlio Lopes, salvo pelo airbag do veículo dirigido pelo médico.
Pois bem, na sessão de ontem (13), na Câmara Municipal de Itaporanga, o vereador Jailson de Zeca (PMDB), que é da base de situação, levantou a questão quanto a superlotação dos ônibus, denunciou desrespeito da secretária de Educação Josilene Gonzalves, arrogância de uma funcionária da própria Secretaria de Educação, pediu providências ao prefeito Audiberg Alves (PTB) e disse, ainda, que levaria o caso ao conhecimento do Ministério Público. De acordo com o edil, devido a superlotação dos ônibus, vários alunos foram deixados pra trás, dentre eles sua esposa, e só conseguiram seguir viagem porque ele cedeu o próprio carro para levá-los até Patos.
Aliás, essa situação acontece não é de hoje e o próprio prefeito, que é professor das FIP [Falculdades Integradas de Patos], conhece o assunto de perto porque sempre andou em transportes destinados pela prefeitura acompanha e apoiava as reclamações dos alunos à gestores passados. Portanto, ele depara-se com um problema que conhece de perto e não tem conseguido resolvê-lo. "É um absurdo o que tem acontecido com esses ônibus. Essa situação já foi denunciada aqui várias vezes. Marquei com a secretária e ela não compareceu pra resolver a questão, numa completa falta de respeito. Assim que cheguei na Secretaria fui mal recebido por uma funcionária arrogante e sem educação. Atende mal o povo", declarou Jailson.
O vereador revelou que os próprios motoristas dos ônibus tem reclamado da situação porque temem ser pegos pela Polícia Rodoviária Federal. "Disse à ela [Josilene] que se uma providência não fosse tomada questionaria o caso na câmara e levaria pro Ministério Público. A secretário faltou com respeito e o prefeito tem de tomar uma providência pra esse absurdo. A cada ano cresce o número de alunos e quando agente vai até lá é pra resolver o problemas e não pra ser mal atendido por funcionários que não deveriam estar em cargos públicos...", pontuou o vereador, que é irmão da secretária municipal Jailma [Administração e Finanças].
Em tempo: há informações de que a prefeitura deve alugar mais um ônibus, adquirido dias atrás em João Pessoa, a mesma empresa, pertencente à parentes do prefeito, que já aluga uma frota pra lá de considerável em Itaporanga.
O espaço está aberto caso a secretária queira se reportar ao assunto...
O espaço está aberto caso a secretária queira se reportar ao assunto...
Nenhum comentário:
Postar um comentário