Ao lado de Galgo Souza, liderança do Progressistas em São Bento e único deputadoe stadual com mandato na cidade, também estiveram o deputado federal Aguinaldo Ribeiro, o prefeito de João Pessoa Cícero Lucena e o vice-governador Lucas Ribeiro, demonstrando uma total sintonia entre os integrantes da sigla na Paraíba com a gestão estadual.
Galego comemorou o lançamento do programa e frisou os benefícios que ele trará para a Saúde no estado. “Um programa muito importante que vem suprir uma demanda que existe em todos os municípios paraibanos. Assim como tem feito em outras áreas, o governador João Azevêdo tem pautado a sua gestão na resolução de problemas históricos do estado e nada melhor do que priorizar a saúde e a vida dos paraibanos. Com o programa ‘Coração Paraibano’ o estado terá uma rede de cuidados de urgência e emergência cardiológica, especialmente no atendimento a pacientes que sofrerem infarto agudo do miocárdio, o que significa um grande salto na Saúde e um exemplo para os demais estados” destacou o parlamentar.
A renomada cardiologista Ludmila Hajjar é embaixadora do programa Coração Paraibano e recebeu na solenidade o título de cidadã paraibana pela Assembleia Legislativa. Em sua fala, ela afirmou que a ação do governo na saúde promove equidade e direito aos cidadãos.
Coração Paraibano
O programa contará com uma estrutura de quatro hemodinâmicas espalhadas em três hospitais nas três Macrorregiões de Saúde, 12 hospitais auxiliares para dar suporte na estabilização do paciente e na aplicação do trombolítico e uma rede de telemedicina que dará suporte 24h por meio da Central Estadual de Regulação. O programa ainda conta com 15 ambulâncias, uma aeronave do transporte aeromédico e um helicóptero da Polícia Militar.
Os hospitais regionais de Cajazeiras, Catolé do Rocha, Guarabira, Itabaiana, Mamanguape, Piancó, Pombal, Taperoá, Sousa, Picuí e de Monteiro, além da UPA Princesa Isabel compõem as unidades de saúde que integrarão o programa. Já os hospitais de Trauma de Campina Grande Dom Luiz Gonzaga Fernandes, de Patos Deputado Janduhy Carneiro e o Metropolitano serão responsáveis pela realização da hemodinâmica.
A dinâmica do atendimento prevê o direcionamento do paciente que sofrer um infarto a um hospital mais próximo para realizar a trombólise. A regulação será feita pela Central Estadual de Regulação, que a partir de agora será a gestora dos leitos de cardiologia de toda a Paraíba. O paciente também poderá ser regulado para uma unidade coronariana para realizar o cateterismo de urgência e terá prioridade zero nas regulações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário