No país em que apenas 22% dos adultos com até 34 anos têm ensino superior ou ainda cerca de 3,4 milhões de estudantes abandonaram as aulas em universidades particulares entre 2020 e 2022, por conta de dificuldades financeiras, pensar em caminhos para motivar e dar suporte à permanência dos alunos nos estudos é crucial para o avanço das pessoas e, como consequência, o desenvolvimento do Brasil.
Implementar políticas públicas com esse objetivo é de suma importância não só por viabilizar a jovens e adultos oportunidade de ingressar no ensino superior, mas dar-lhe mínimo de dignidade na caminhada. Foi que levou o vereador Ricardo Pinto (PP) propor o PL nº 34/25, aprovado ontem pela Câmara de Itaporanga autorizando o Executivo conceder auxílio financeiro "Bolsa Universitária" a estudantes universitários carentes.
A festejada iniciativa teve o voto favorável dos vereadores: Hélio do Bar, Izabelle Mendes, Maclaildo Leite, João Guimarães, além do próprio Ricardo. Mostrando responsabilidade/dignidade no exercício do mandato em favor do interesse coletivo. O mandato legislativo só deve ter um foco: representar o povo. "Objetivo é auxiliar estudantes carentes que, muitas vezes, necessitam de uma condição mínima para dar prosseguimento aos seus estudos", disse Ricardo Pinto.
"Sabemos que a obrigação do município é a educação infantil e ensino fundamental, mas não devemos ficar só aqui. É preciso apoiar máximo possível esses jovens a seguir seus estudos, seja fornecendo transporte, casas de estudante e, agora, com esse suporte", completou o edil. A iniciativa visa ampliar o número de cidadãos formados em cursos de grau universitário, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico do Município de Itaporanga.
Conhecimento é algo cada vez mais requisitado como força produtiva, mas também é como instrumento de cidadania em sua plenitude. Parabéns aos vereadores que votaram à favor dessa importante matéria e, em particular, vereador Ricardo Pinto por desempenhar mandato propositivo, responsável, de qualidade, de alto nível, que coloca o interesse público em primeiro lugar. A população é quem ganha!


Nenhum comentário:
Postar um comentário