quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Ministro das Minas e Energia garante permanência do terminal da Petrobrás no Porto de Cabedelo

O ministro das Minas e Energia, Edson Lobão, garantiu que o terminal da Petrobrás existente no Porto de Cabedelo não vai ser fechado. A vitória paraibana foi conquistada na noite desta terça-feira (06) durante uma reunião, em Brasília, onde esteve presente toda a bancada federal paraibana, os deputados estaduais Trócolli Júnior (PMDB) e João Gonçalves (PEN) – representantes da bancada estadual – e o vice-governador Rômulo Gouveia (PSD).
O Senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) destacou na manhã desta quarta-feira (07) a união da bancada da Paraíba em favor da permanência da distribuição de combustíveis por parte da Petrobras no Porto de Cabedelo. Segundo ele, a total união da bancada da Paraíba no Senado, a coesão da bancada como um todo e a disposição do Ministro das Mias e Energia, Edison Lobão, fizeram com que o estado conseguisse a garantia da permanência da Petrobras no porto paraibano.
O ministro Edson Lobão afirmou no encontro com os senadores e deputados paraibanos que eles não precisam se preocupar porque o terminal vai continuar sendo da Paraíba. “Ele disse que se não puder colocar mais, tirar é que não vai fazer. Essas foram as palavras do ministro assegurando que o posto da Petrobrás vai permanecer no Porto de Cabedelo”, destacou. Antes do encontro com o ministro Edson Lobão, os deputados paraibanos estiveram nessa segunda-feira (05) com o presidente da Transpetro José Sérgio de Oliveira Machado, que na ocasião já havia sinalizado pela manutenção do terminal em Cabedelo.
De acordo com levantamento feito pela prefeitura de Cabedelo, a retirada do posto da Petrobrás do Porto local iria gerar um prejuízo de mais de R$ 1,3 bilhão. Significaria uma perda de mais de R$ 108 milhões por mês, conforme está previsto na movimentação da empresa para o ano de 2014. Esse valor corresponde apenas ao adicionado, ou seja, ao movimentado pela Petrobrás. Isso quer dizer que o prejuízo financeiro poderia ser ainda maior tendo em vista que a presença do posto em Cabedelo gera a movimentação de outras empresas.

Nenhum comentário: