segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Veneziano defende passe livre para alunos do ensino médio e da UEPB

Durante visita a cidades do Sertão paraibano, neste final de semana, o pré-candidato do PMDB ao Governo do Estado nas eleições do ano que vem, Veneziano Vital do Rêgo defendeu a adoção do passe livre estudantil para alunos do Ensino Médio da Rede Estadual e para estudantes da Universidade Estadual da Paraíba.
Segundo ele, para custear o passe livre o Governo do Estado deveria priorizar a adoção de um programa especial, ao invés de decidir por gastos em outras áreas, como a de publicidade e propaganda. “Ao invés de gastar mais de R$ 80 milhões com publicidade e propaganda, como tem feito o governo atual, estes recursos deveriam ser utilizados no passe livre, por exemplo. É uma questão de prioridades”, afirmou Veneziano. 
Nas entrevistas que concedeu no sertão e em contato com estudantes, debatendo sobre políticas para os jovens, Veneziano afirmou que a concessão do passe livre estudantil deve ocorrer segundo critérios pré-definidos, como forma de beneficiar os estudantes que, comprovadamente, não tenham condições financeiras para pagar passagem de ônibus – tanto no caso do Ensino Médio quanto no caso da UEPB. 
Ele citou, dentre os critérios, que o passe livre seja utilizado apenas para o deslocamento do aluno para a escola e/ou universidade. “Neste caso, os critérios definiriam que o Governo do Estado custeasse o passe livre nos dias de aulas, excetuando-se os sábados e domingos. Se o aluno estudasse um turno, receberia dois passes por dia, para a ida e a volta da escola, vezes a quantidade de dias do mês em que há aulas”, disse Veneziano. 
Para ele, o Estado tem condições de custear o passe livre, dependendo, apenas, de uma questão de prioridade. “Ao invés de gastar R$ 80 milhões com propaganda ou comprar mais um avião ou helicóptero para deslocamento do governador, temos que investir na política para os jovens, como este programa do passe livre estudantil, por exemplo”. 

Nenhum comentário: