segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Estado negocia com Embratur pra sanar dívidas e resolver problemática de hotéis, que podem utilizados para funcionamento de órgãos públicos

Continuam as negociações entre o Governo do Estado e a Embratur pra sanar as dívidas antigas com o órgão federal deixadas por gestões estaduais passadas. O governo estadual ainda tenta resolver a problemática dos 10 hotéis, que hoje fazem parte do patrimônio da PBtur e que devem ser privatizados. Haverá uma reunião no próximo dia 16, em Brasília, na Câmara de Conciliação, para tratar do assunto.
Os 10 hotéis de propriedade do Estado, que devem ser privatizados são: Álvaro Hotel, em Serra Branca; Hotel Bruxaxá, em Areia; Grande Hotel, em Monteiro; Estância Termal de Brejo das Freiras, em São José do rio do Peixe; Hotel Santa Luzia, em Santa Luzia; Hotel Pedra do Reino, em Taperoá; Hotel pedra Bonita, em Itaporanga; Hotel Pedra Dourada, em Piancó; Hotel Pousada do Vale, em Conceição; e Princesa Hotel, em Princesa Isabel (que está em estado de ruínas).
"Desde 2011 buscamos uma saída para negociarmos essa dívida com a Embratur, existente desde 1986, e que foi deixada por gestões passadas. Mas, estamos confiantes que haverá um bom desfecho do trabalho da Câmara Conciliadora", disse a presidente da PBtur, Ruth Avelino. Para quitar a referida dívida que hoje já é de R$ 7 milhões, o governo estadual está querendo saná-la entregando à Embratur dois dos hotéis: o Grande Hotel de Monteiro e o Hotel Bruxaxá de Areia. 
Já com relação aos demais oito hotéis, cuja sua avaliação de custo real de mercado está sendo feita pela Suplan, Ruth Avelino revelou que o governo pretende mesmo é privatizar o mais rápido possível esses imóveis. 
"A princípio o Estado deve vender os dois de cunho comercial que são o de Santa Luzia e o de Brejo das Freiras. Já os seis demais, o governador ainda não decidiu, mas é provável que sejam utilizados para o funcionamento de órgãos públicos estaduais, que funcionam hoje em locais alugados. O que seria um custo a menos para os cofres públicos com aluguel e ainda uma economia que o Estado faria já que está tendo agora um custo para mantê-los", frisou.
O Hotel Pousada do Vale (na foto), em Conceição, por exemplo, há anos serve de sede para Companhia de Polícia Militar (2ª Cia/13º BPM).

Nenhum comentário: