terça-feira, 15 de outubro de 2013

Francisco Jacinto fala no 'Show de Notícias' sobre o lançamento de seu novo trabalho literário que acontece esta semana, em Itaporanga...

O professor, escritor, poeta, músico e advogado, Francisco Jacinto concedeu ontem (14) eloquente entrevista ao programa Show de Notícias, apresentado pelo signatário do Blog - com a participação do professor João, levado ar pela Rádio Boa Nova FM de segunda à sexta-feira - das 18h às 19h, oportunidade em que falou sobre seu mais recente trabalho que será lançado próxima sexta-feira (18), às 19h30, na Câmara Municipal de Itaporanga.
Trata-se do livro: 'A Deseducação a Serviço da Educação - Quando lágrimas e sofrimento se transformam em uma linda história'. Um belo trabalho que dá gosto de ler e reler. Radicado em Patos, esse perseverante itaporanguense coloca em seu trabalho razões, sofrimentos e sentimentos, de uma vida intensa, em que um menino pobre decide desafiar seu pai ao trocar a enxada pelo sonho de estudar. 
A narrativa nos mostra uma decisão difícil de se tomar, principalmente, quando está em jogo desafiar àquele que mais teme: o pai, que naquela época tinha uma ideologia conservadora cujos filhos eram preparados para a lida do campo, da roça, nem pensar trocar por uma caneta e um papel. Só que visionário e irrequieto, Jacinto queria mais do que àquele cenário em sua vida e, por isso, decidiu encarar a 'fera'. 
Esse desafio custou cara para Jacinto: uma surra com cipó de goiabeira, como o mesmo narra, que marcou para sempre sua vida. "Sempre fui um sonhador. Sempre queria mais. Ser revolucionista para mim era um horizonte a seguir. Sou um eterno 'perguntão'... Tudo começou por conta de uma prova de admissão no Ginásio (Colégio de Padre Zé) e me perguntava porquê pobre não podia estudar? Esse pé de goiabeira me lembra essa surra, quando larguei a enxada e disse que não queria mais àquilo. Queria estudar...", declarou.
Jacinto presenteia o jornalista Ricardo Pereira com um exemplar do livro
Diverso ouvintes participaram do programa para felicitar o escritor e parabenizá-lo por seu novo trabalho. Jacinto ainda falou sobre várias outras passagens da sua vida, bem como, sua trajetória profissional. Professor efetivo do Estado da Paraíba, trabalhou de 1978 até 2008, desenvolvendo diversos trabalhos e projetos beneficiando estudantes pobres; Especializou-se em Geografia do Nordeste [ em 1981]; Em 2005 entrou para a Faculdade de Direito, bacharelando-se em 2010 pela FIP; Como músico viveu muito tempo no Sudeste do país, chegando a tocar com o ícone do rock nacional Raul Seixas, dentre tantos outros. 
Francisco Jacinto é professor fundador da Escola Estadual Adalgisa Teódulo - de Itaporanga - e compôs diversos hinos para escolas e municípios dos estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Sua primeira obra literária foi o livro: "Nossa Luta, Nossa História", lançado em 2010. Esse novo trabalho, onde narra momentos de sua vida, demorou 48 anos para se formar. "'A Deseducação a Serviço da Educação' é um livro de memórias que mostra minha trajetória de vida, de um visionário que tinha tudo para fracassar, mas que ao final tornou-se vitorioso", pontua.
Portanto, uma história que nos guarda grandes emoções transferidas para um texto gostoso de se ler. O lançamento será sexta-feira (18), às 19h30, na Câmara Municipal de Itaporanga. 

Nenhum comentário: