sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Professor Francisco Jacinto lança o livro: "A Deseducação à Serviço da Educação", durante solenidade bastante prestigiada em Itaporanga...

Em meio a uma solenidade bastante prestigiada e e marcante para a vida sócio-cultural de Itaporanga, foi lançado esta noite o Livro: "A Deseducação à Serviço da Educação - Quando  lágrimas e sofrimento se transformam em uma linda história", do escritor itaporanguense Francisco Jacinto que narra num texto bem produzido e prazeroso de ler passagem marcante de sua vida quando decidiu desafiar o conservadorismo do seu genitor em prol da caneta e do caderno.
Uma noite marcada por momentos de emoção e encantamento, que contou com a presença de autoridades, educadores, escritores, jornalistas, músicos, familiares e amigos do autor. A mesa dos trabalhos, além da presença do escritor, teve a participação do prefeito Audiberg Alves e da primeira dama Naura Ney; do vereador Ricardo Pinto, representando o Poder Legislativo; do também escritor Demir Cabral - presidente da Academia Literária, Cultural e Artística de Itaporanga (Alcaita); do escritor e jornalista Paulo Conserva; do comerciante Geraldo Ferreira da Costa - representando homenageados na obra literária; e do radialista Flávio José - representando a imprensa regional.  
A presente obra literária narra as razões, sofrimentos e sentimentos, de uma via intensa, em que um menino pobre em desafiar seu pai ao trocar a enxada e a lida no campo pelo sonho de estudar. Fatos marcantes foram lembrados pelos oradores que se seguiram na tribuna, a exemplo, do Dr. Demir Cabral que fez a apresentação da obra e lembrou o grande apoio que Jacinto recebeu de sua mãe na conquista de seu sonho. Coube ao prefeito Berguim e ao vereador Ricardo Pinto externar o empenho do município no valor que deve ser dado à cultura. Cultura esta que teve sua importância ratificada nas palavras do jornalista Paulo Conserva.
Ao usar da palavras, Francisco Jacinto, que também é músico, poeta, professor e advogado, disse não saber mensurar o tamanho da alegria que sentia naquele instante por saber das dificuldades que se encontra para se fazer cultura nos dias de hoje. Além, claro, de contar fatos contidos no livros sobre a importância que teve para o município o saudoso monsenhor José Sinfrônio e a madre Gorete. "Narro em breve linhas um momento importante da minha vida, o quel demorou mais de quarenta anos para ficar pronto. Um lição dada por meu pai que me fez homem de bem, a alcançar a felicidade e sabedoria que hoje tenho. Vocês vão se gostar de ler esta obra porque a minha história não é muito diferente da de muitos de vocês, não. Obrigado Itaporanga por me proporcionar este valoroso momento em minha vida", declarou.
A cerimônia, conduzida pelo signatário do Blog, foi realizada nas dependências da Câmara Municipal de Itaporanga e ao seu final, Francisco Jacinto pode autografar os diversos exemplares adquiridos por uma plateia numerosa. Resgatando, assim, o valor inestimável que um povo deve prezar pela cultura ainda mais quando resgata a memória de sua gente.





Leia também: Francisco Jacinto fala no 'Show de Notícias' sobre o lançamento de seu novo trabalho literário que acontece esta semana, em Itaporanga...

Um comentário:

Paulo Alves disse...

Quero parabenizá-lo o professor e vitorioso Francisco Jacinto, para os íntimos (chico jacinto). Esse nobre, que coloca na capa de seu livro um pé de goiabeira, que por sinal marcou nossas infância.
O pé de goiaba fica no sítio Cajazeiras que pertence à minha querida mãe Elvira, matriarca dos Crizantos. No livro ele narra à trajetória de sua infância pobre vivida neste sítio, para as vitórias vencidas com muita luta.
Com certeza neste momento lá no céu seu pai Zé Jacinto e sua mãe Bilia, estão felizes pela proeza de seu querido filho.
Deus te ilumine sempre grande vencedor!
Paulo Alves - jornalista